Resende Costa recebe o primeiro lançamento do livro “Fantasma de Joana D´Arc”, de Evaldo Balbino


Cultura

Vanuza Resende0

foto

O escritor Evaldo Balbino escolheu sua cidade natal para o lançamento de mais um livro, o sétimo de sua carreira, a terceira obra de poesias: “Fantasma de Joana D´Arc”. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira, 8, no Teatro Municipal a partir das 19h30. O autor preparou mais três lançamentos: Belo Horizonte, São João del-Rei e Montes Claros.

Os poemas reunidos em “Fantasma de Joana D’ Arc começaram a ser escritos em 2004, quando Evaldo fazia doutorado na Espanha. “Lá na Espanha eu estava estudando muito sobre mística e questões que dizem respeito a poetas e personalidades históricas que procuravam tratar a religiosidade de um mundo libertador, longe da pressão da sociedade. Eu comecei a escrever poemas em que eu buscava relatar uma religiosidade de libertação não de opressão. Porque nós sabemos muito bem que as religiões são instituições humanas e muitas vezes elas servem mais para oprimir do que para libertar, comenta o autor.

 Mais uma vez o escritor coloca no papel as vivências de cada um, dessa vez, abordando a perseguição do erotismo que existe, principalmente, envolvendo a religiosidade: “O foco do meu livro é justamente o erotismo, como possibilidade de nós valorizarmos a nossa integridade corpo e alma. Porque sabemos muito bem que as religiões em termos gerais e tradicionalmente renegam o nosso corpo. Como se o nosso corpo fosse uma prisão em que está encarcerada a alma e o corpo como algo palpável e que não nos permite a salvação. E eu tento resgatar nesse livro essa integridade do ser humano corpo e alma. Nós não precisamos abrir mão do nosso corpo para viver a vida, mesmo porque a vida deve ser vivida plenamente e nesse caso somos corpo e alma inseparavelmente.”

O autor explica como foi trabalhar a figura central da personagem Joana D´Arc: “O meu objetivo não é mitificar ou descontruir os mitos criados sobre Joana D´Arc. Meu objetivo foi tomar essa figura nas múltiplas possibilidades de leitura, mas também cruzar com todas as nossas vidas de cristãos ocidentais.” 

A obra discute questões que estiveram em voga nos tempos vividos por Joana D´Arc e que até hoje ocupam os noticiários, como a mulher na sociedade. Evaldo fala sobre a importância de debater o assunto: “Eu discuto muito o lugar das mulheres na sociedade, das mulheres que não tinham por exemplo acesso à escola. Joana D´Arc não estudou. Ela não sabia ler, nem escrever. E em alguns poemas eu teço reflexões sobre como historicamente as mulheres foram vitimadas em um processo cruel de exclusão. Meu livro traz à tona a necessidade de resgatar historicamente esse processo de exclusão, ler criticamente e poder questionar. E ainda hoje nós vemos de outros modos e outras formas como a mulher sofre processo de exclusão em muitos aspectos. Então é bom sempre discutir essas questões porque elas não foram apagadas.”

Evaldo convida a todos para prestigiar o evento: “Gostaria de reforçar o convite que eu faço a toda Resende Costa e região, a todas as pessoas interessadas para comparecer ao lançamento desse meu novo filho, meu sétimo filho na carreira literária. Eu tenho pensado muito nesse número sete, porque agora estou publicando o sétimo livro com a editora 7 Letras, então duas vezes sete, e sabemos da simbologia que o número sete contém. Muito usado na expressão sete vidas, sete ao meu ver tem a ideia de persistência. A vida apresenta para a gente muitos obstáculos, mas nós devemos persistir naquilo que amamos, e eu amo muito a literatura, eu amo a arte”, declara o Evaldo Balbino.

Lançamento

Livro: Fantasma de Joana D Arc

Autor: Evaldo Balbino

Local: Teatro Municipal de Resende Costa. Avenida Prefeito Ocacyr Alves de Andrade, Centro.

Horário: 19h30

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário