Resende-costense Lucas Alerson de Sousa é ordenado sacerdote na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França

Padre Lucas exercerá as primícias de seu ministério sacerdotal na Paróquia Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei


André Eustáquio


Padre Lucas recebeu o sacramentoda Ordem no presbitério da igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (Foto: Lucas Silveira - Dedicom

Conhecida por ser uma terra onde surgem muitas vocações sacerdotais, na manhã do sábado, 8 de fevereiro, Resende Costa ganhou mais um filho padre. Às 9h e 30min, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, o diácono Lucas Alerson de Sousa, 27, foi ordenado presbítero. A solene celebração eucarística com o rito da ordenação sacerdotal foi presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei, dom José Eudes Campos do Nascimento. Participaram também da celebração o bispo emérito da Diocese de São João, dom Waldemar Chaves de Araújo, além de diversos sacerdotes, religiosos, diáconos e seminaristas.

Os preparativos para a ordenação do padre Lucas Alerson movimentaram a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França desde os primeiros dias de janeiro. Inúmeras pessoas se dedicaram voluntariamente às tarefas de preparação da acolhida aos visitantes, que vieram de diversos lugares onde o padre Lucas trabalhou enquanto seminarista e diácono.

Entre os dias 05 e 07 de fevereiro, aconteceu, na igreja Matriz, o tríduo preparatório com a presença dos padres Fábio Rômulo Reis, pároco de Resende Costa, José Bittar, pároco e reitor da Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, e Javé Domingos da Silva, reitor do Seminário Diocesano São Tiago – Filosofia e Teologia – em Juiz de Fora.

A missa solene durante a qual o diácono Lucas Alerson fora ordenado sacerdote foi abrilhantada pelo Coro e Orquestra Mater Dei, dirigido pelo maestro Wagner Barbosa. A Banda de Música Santa Cecília, conduzida pelo maestro Luiz Carlos Martins Júnior, realizou uma retreta na Praça Cônego Cardoso e acompanhou a procissão de entrada da celebração, que saiu da Casa Paroquial em sentido à igreja Matriz.

A Matriz de Nossa Senhora da Penha de França recebeu centenas de pessoas – entre os quais, amigos, familiares, conterrâneos e paroquianos do padre Lucas – que prestigiaram o jovem sacerdote resende-costense. Durante a homilia da missa, dom José Eudes destacou alguns momentos marcantes na vida do padre Lucas Alerson, especialmente o despertar da sua vocação quando ele ainda era um adolescente dedicado ao ofício de coroinha e à música na Paróquia de Nossa Senhora da Penha. “Nós sabemos que toda vocação nasce na família; o diácono Lucas contou sempre com o incentivo e a oração dos seus familiares. Ele iniciou no Movimento de Coroinhas da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e também se dedicou à Orquestra Mater Dei, revelando seu talento para a música”, disse dom José Eudes.

 

Emoção

A ordenação sacerdotal é um momento especial na vida dos jovens candidatos ao sacerdócio. Trata-se da realização de um sonho, da celebração de uma conquista, afinal são necessários longos anos de preparação intelectual e espiritual dentro do seminário. Padre Lucas Alerson falou da sua emoção: “Foi uma alegria única em minha vida! Em nenhum outro momento me emocionei tanto quanto na manhã de sábado. Fiquei muito feliz em ver presentes muitos amigos de Resende Costa e de outros lugares, que vieram rezar e celebrar comigo este momento marcante.”

Receber o sacramento da Ordem no presbitério da igreja Matriz de Resende Costa teve um significado marcante para o padre Lucas. Foi no templo dedicado à Virgem da Penha, padroeira do município, que o ainda jovem coroinha sentiu o chamado forte de Deus para o sacerdócio. “Estar na Matriz de Nossa Senhora da Penha, onde vivi toda a minha juventude ajudando e servindo e agora como padre mais novo da Diocese, foi algo realmente emocionante para mim e para toda a minha família”, relata padre Lucas.

 

Primeira missa

Assim como a ordenação sacerdotal, a primeira missa presidida pelo neo-sacerdote é sempre um momento de muita emoção. Ainda tomado pelos sentimentos de alegria, emoção e conquista ­– tão fortes na celebração da manhã de sábado –, à noite, no mesmo dia, também na igreja Matriz, padre Lucas celebrou a sua primeira missa. O padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, pároco e reitor da Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, proferiu a homilia da missa solene. Concelebraram com padre Lucas o pároco de Resende Costa, padre Fábio Rômulo Reis, o vigário paroquial, padre Plínio Ataíde da Silva Almeida, o vigário geral da Diocese de São João del-Rei, padre Geraldo Magela da Silva, o reitor do Seminário Diocesano São Tiago, padre Javé Domingos da Silva, além de outros padres amigos do neo-sacerdote.

A tradicional Orquestra Ribeiro Bastos, de São João del-Rei, regida pelo maestro Rodrigo Sampaio, participou, de forma marcante, da celebração executando um belíssimo repertório sacro. As músicas, em sua maioria escritas por compositores são-joanenses, como Jacinto Almeida e Geraldo Barbosa de Sousa, foram escolhidas especialmente para a primeira missa do padre Lucas Alerson, que exercerá, como vigário paroquial, as primícias do seu sacerdócio na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário