São-joanense Nhá Chica, a “mãe dos pobres”, ganha livro sobre beatificação


Religião

Da redação0

O mineiro Marcio Campos, autor do livro sobre Nhá Chica.

Francisca de Paula de Jesus, conhecida popularmente como Nhá Chica, foi batizada em 26 de abril de 1810 (dois anos depois do nascimento) na capela de Santo Antônio do Rio das Mortes, no povoado de mesmo nome em São João del-Rei, ainda no tempo do Brasil-Colônia. Faleceu em 18 de junho de 1895 em Baependi, no sul de Minas. Ou seja, viveu três fases do Brasil: Colônia, Império e República. 

Nhá Chica foi beatificada em 4 de maio de 2013, em Baependi. Foi justamente o processo de sua beatificação que resultou no livro “Beata Nhá Chica – O milagre da ‘santa’ brasileira”, do jornalista Marcio Campos, lançado em dezembro na cidade de São Paulo.

Filha de escravos e órfã aos 10 anos, Nhá Chica dedicou a vida à fé cristã. Devota de Nossa Senhora da Conceição, por 30 anos reuniu doações para a construção da capela dedicada à Virgem Maria, em Baependi, onde morou a maior parte da vida. Na capela, colocou a imagem de Nossa Senhora da Conceição que pertencera à sua mãe. A “Igrejinha de Nhá Chica” tornou-se o  “Santuário Nossa Senhora da Conceição”.

“Qualquer um de nós, dependendo de como a gente age e de como a gente vive, a gente pode passar uma mensagem de santidade. Nhá Chica fez isso através do exemplo dela de humildade e exemplo de um dos pilares do cristianismo que é o perdão”, disse o autor do livro.  

Nhá Chica foi conhecida em vida como mãe dos pobres, lembra o também mineiro Marcio Campos. “Nasci no sul de Minas Gerais, região onde ela viveu, cresceu e morreu. Escrever um livro de Nhá Chica é agradecer o fato de que me apoiei a ela em um momento difícil e eu tenho certeza que ela contribuiu para que tudo isso acontecesse, para que minha esposa estivesse aqui e com saúde.” 

O livro traz detalhes do processo de mais de 20 anos que levou à beatificação de Nhá Chica, em 2013, quando a Igreja Católica reconheceu seu primeiro milagre. “Agora uma comissão estuda outros milagres de Nhá Chica. Na hora em que mais um milagre dela for aceito pelo Vaticano ela ganha o título de Santa”, explicou o autor.

Fontes:

https://portal.comunique-se.com.br/em-livro-marcio-campos-conta-a-historia-da-beata-nha-chica/?fbclid=IwAR1CW_MSOMuL4abDG2-h0Wqgv4KqaVFSq1Zzvb6upI3KlB3199xbmawBedc

https://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/nha-chica/

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário