São João del-Rei realiza várias atividades em dezembro, mês de aniversário da cidade


Cultura

Vanuza Resende0

A cidade histórica completou 306 anos e viveu m intenso clima natalino. Foto Guia Del Rei

O município de São João del-Rei celebrou seus 306 anos no dia 8 de dezembro. A festa de celebração do aniversário da cidade histórica do Campo das Vertentes mescla uma programação que se funde com o período natalino. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, lançou uma programação repleta de eventos. O secretário Marcus Frois falou sobre as festividades. “Como são várias atividades na programação do aniversário da cidade, a gente fala que dezembro e o “mêsversário” de São João del-Rei. Tentamos também trazer o comércio para a programação natalina. Além da questão religiosa e da fé. Então, temos uma programação com os eventos para tentar impulsionar o comércio, e uma outra parte: a fé e a cultura através da programação natalina”, explicou o secretário.

A programação para celebrar o aniversário de São João del-Rei começou no dia 1º de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal, com o lançamento do livro “Composições Musicais – Coletâneas”, de Abgar Campos Tirado. O evento, com entrada gratuita, foi uma homenagem ao compositor são-joanense. A obra foi uma realização do Instituto Histórico e Geográfico e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (CMPPC).

No dia 06 de dezembro, aconteceram a inauguração da iluminação natalina no Largo da Cruz e a reinauguração da fachada da Prefeitura. O projeto fez parte da revitalização de edifícios da cidade, como o Coreto e o Teatro Municipal. A parte interna do prédio da Prefeitura já havia sido reformada.

No dia 08 de dezembro, foi preparada uma comemoração de 12 horas de festa. O evento foi realizado no Alto do Cristo Redentor, no Senhor dos Montes. De acordo com a diretora de eventos, Amanda Ribeiro, “a intenção foi resgatar pontos históricos e turísticos da cidade”. No domingo também aconteceu uma corrida rústica pelas ruas da cidade, com vários atletas de São João del-Rei e da região, inclusive com a presença da Equipe Novo Amanhecer, de Resende Costa.

Em todos os sábados do mês de dezembro, acontecerão apresentações de músicos no Coreto da cidade, das 10 às 12h. A música é inclusive um dos carros-chefes da programação de 2019, com apresentações de bandas e corais da cidade em pontos de intensas movimentações, como nas escadarias do Teatro Municipal e em igrejas.

Outra atração que permanecerá durante todo o mês de dezembro é o Papai Noel, que chegou com carreata no dia 05 de dezembro e se instalou em sua Casinha na Praça Doutor Salatiel. A programação dos eventos, ao longo de todo o mês de dezembro, está na página oficial da Secretaria de Cultura no Facebook.

 

Homenagens

O Museu Regional realizou um recital com a organista Elisa Freixo, no dia 05 de dezembro. A apresentação trouxe vários simbolismos da história são-joanense. Fabricado no final do século 18, na região de São João del-Rei, o órgão é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas manuais e matérias-primas locais.

O 38° Batalhão da Polícia Militar realizou no dia 06 de dezembro, em frente à sede do batalhão, uma cantata executada por diferentes grupos artísticos, corais e artistas da região. Estiveram presentes na homenagem, o coral do Colégio Tiradentes de São João del-Rei, o Coral Alegro, o Coral da Banda Sinfônica do Santuário Bom Jesus de Matosinhos e a Orquestra do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. O evento fez homenagem também aos 14 anos do 38° Batalhão da Polícia Militar.

 

306 anos 

A história de São João del-Rei originou-se do antigo Arraial Novo do Rio das Mortes. A ocupação do arraial remonta a 1704, quando o paulista Lourenço Costa descobre ouro no ribeirão de São Francisco Xavier, ao norte da encosta da Serra do Lenheiro. Algum tempo depois, o português Manoel José de Barcelos encontrou mais ouro na encosta sul da Serra do Lenheiro, num local chamado Tijuco. Foi ali que se estabeleceu o primeiro núcleo de povoamento que daria origem ao Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, vindo a ser chamado, mais tarde de Arraial Novo do Rio das Mortes.

Já bastante próspera, em 1713 a localidade é elevada à vila e recebe o nome de São João Del Rei em homenagem a Dom João V, rei de Portugal. Passados três séculos, São João del-Rei se tornou um importante polo comercial da região do Campo das Vertentes. Com boa parte do centro histórico bem preservada, São João del-Rei mescla arte barroca, o ecletismo e o modernismo. Essa evolução urbana e a harmonia com as construções mais recentes chamam a atenção dos turistas de todas as partes do Brasil e até mesmo do exterior que visitam a cidade diariamente.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário