SENAC realizou em Resende Costa palestra sobre "Biossegurança em Salões de Beleza"


Notícia

Emanuelle Ribeiro0

No dia 8 de agosto, o SENAC, em parceria com a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa, promoveu a palestra "Biossegurança em Salões de Beleza", no CPP (Centro de Pastoral Paroquial). Participaram proprietários de salões de beleza, barbearias, institutos de depilação e de manicure/pedicure de Resende Costa. “Abordamos esse tema devido aos riscos de transmissão de doenças que podem ocorrer nos serviços prestados nos estabelecimentos de beleza. A palestra esclareceu sobre os cuidados para os colaboradores dos estabelecimentos que não sabiam dos riscos que podem correr e as doenças que podem transmitir para os clientes”, declara a fiscal da Vigilância Sanitária, Camila Andrade.

Resende Costa conta, hoje, com 50 salões de beleza, barbeiros, manicures, depiladoras e profissionais similares. Todos foram convidados para a palestra, porém apenas 16 estabelecimentos estiveram presentes.

O evento teve como intuito capacitar o participante a organizar a sua rotina dentro dos salões de beleza, para prevenir ou até mesmo eliminar os principais riscos a que são expostos os profissionais cabeleireiros, manicures, depiladoras, barbeiros, maquiadoras. Foi abordada a legislação, normas da ANVISA, equipamentos de proteção individual, esterilização correta de equipamentos, descarte adequado de lixo, saúde ocupacional, dentre outros assuntos.

O fiscal sanitário Fábio Ferreira dá exemplos dos riscos que correm esses profissionais no dia a dia: “Riscos de saúde com o uso de formol, doenças ligadas a acidentes de trabalho e transmissão de doenças pelo uso de equipamentos perfuro-cortantes - lâminas de barbear, alicates de unha, pinças de sobrancelha, dentre outros”.

A biossegurança está relacionada ao conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos relacionados às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços de riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente. O profissional da beleza, por exemplo, está cotidianamente em contato com pessoas, produto químico, além de estar sujeito às ações da poluição ambiental e excesso de ruídos que configuram potencial risco à sua saúde. 

Por meio dos conhecimentos de biossegurança, este profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de equipamentos de proteção individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente.

 

Próximas palestras

Os bares, restaurantes, supermercados, cantinas, açougues, padarias, lanchonetes, mercearias, agroindústrias, pousadas e demais estabelecimentos que manipulam alimentos  estão convidados para a palestra sobre "Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos", que ocorrerá no dia 26 de setembro, às17h, no CPP. Para os proprietários de drogarias e farmácias será oferecida uma palestra sobre "Gestão em Farmácias", que será ministrada no dia 3 de outubro, às 17h, no CPP.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário