Sicoob Credivertentes é finalista em prêmio nacional

Destaque veio com o projeto Minas+Vertentes, dedicado a proteger fontes naturais de água. Até agora, foram isolados 14 mil metros de área


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Cercamento de nascentes garante água limpa e fluida desde a fonte

“Deus deu a água pra que a gente possa cuidar”. A frase é de Seu Edson Paiva, produtor rural de 76 anos e dono apaixonado do Sítio da Capetinga, em Coronel Xavier Chaves. Na verdade, o imóvel foi comprado por ele décadas atrás com um único objetivo: preservar toda a água do lugar, a começar por quatro nascentes (também conhecidas como minas, olhos d’água ou mananciais) que já perdiam força no terreno. “Fiz a minha parte satisfeito. Mas era tudo improvisado, sem muita técnica, sabe?”, se recorda.

Não por outro motivo, Seu Edson abriu o sorriso e todas as porteiras quando representantes do Sicoob Credivertentes apareceram por lá, em 2021. Desta vez, o assunto não era Crédito, mas Conservação. “Lembro como se fosse hoje do convite. Pra mim foi uma bênção”, diz em respeito ao Minas+Vertentes, projeto de Responsabilidade Ambiental da instituição que, em 2022, está entre os finalistas do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

 

Como funciona

A iniciativa, lançada há três anos, transformou fluxos hídricos e a vida de pelo menos mil pessoas nas zonas rurais de seis municípios. Como? Cercando em 2020 e 2021, gratuitamente, 40 mananciais. Ou, em outras palavras, protegendo água desde a fonte em 22 propriedades de São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, São João del-Rei, Prados e Coronel Xavier Chaves – onde Seu Edson mora.

Até agora, na ponta do lápis, 14 mil metros de área foram isolados com apoio técnico e materiais sustentáveis como moirões, arame, balancins. Tudo custeado pelo Sicoob Credivertentes. E mais: a meta é ultrapassar a marca de 50 nascentes beneficiadas nos próximos meses, quando serão isolados mais 7km de área hídrica em Madre de Deus de Minas e Piedade do Rio Grande. Com isso, a Cooperativa terá investido em prol de suas comunidades, só com o Minas+Vertentes, mais de R$335 mil. 

 

Resultados

Em 2020, o Minas+Vertentes foi indicado ao Prêmio José Costa, realizado pelo Diário do Comércio em parceria com a Fundação Dom Cabral. Agora, veio a surpresa da seleção para o SomosCoop 2022. Neste ano, segundo dados da própria OCB, foram inscritas 787 iniciativas em seis categorias.

O Sicoob Credivertentes está entre os três finalistas na área de Desenvolvimento Ambiental e os resultados serão divulgados em Brasília no dia 7 de dezembro. “Essa notícia nos alegra e, ao mesmo tempo, nos motiva a persistir numa proposta que não vai mudar o mundo todo, mas pode transformar o mundo de milhares de pessoas ao nosso redor. Água limpa e fluida é um direito e, acima de tudo, vida”, explica Elisa Coelho, supervisora de Comunicação e Marketing da Cooperativa.

Seu Edson que o diga. “Há muito tempo eu não ouvia o barulho da água caindo no meu quintal. Pouco depois do cercamento, ela já chegava forte e limpa aqui. Dá até pra beber”, comemora. Em 2021, dona Neli Paiva, de Ritápolis, havia comentado algo parecido: ”A gente só tinha água de córrego. Então era assim: de vez em quando, o cheiro dela era ruim e a gente não podia usar. Na seca, não sobrava uma gota; se chovia muito, enchia de lama. Depois que cercaram a mina ali em cima, tudo mudou”.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira, esses depoimentos sinalizam, também, a força da Cooperação. “Uma Cooperativa de Crédito tem funções que vão muito além da estabilidade no mercado. Ela tem propósitos sociais, humanistas, comunitários. Com projetos como o Minas+Vertentes, fica claro que desenvolvimento também é sinônimo de dignidade e cidadania”, encerra.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário