O aviso vem de quem entende: “embora a Terra seja tão úmida que pareça azul vista do espaço, apenas 2,5% do montante de água disponível é doce. Desse total, a maior parte está congelada”, diz a NASA. A partir daí, fica fácil – e até aterrorizante – perceber que temos muito pouco H2O potável no planeta. Que o digam os 2,2 bilhões de pessoas no mundo que, segundo a Unicef, não têm acesso a recursos hídricos inclusive para matar a sede.
Foi pensando nessa realidade e tentando mudá-la em seu entorno que o Sicoob Credivertentes lançou, em 2019, o projeto Minas + Vertentes. Uma gotinha de esperança num oceano de problemas que... fluiu! No útlimo 7 de dezembro, a proposta foi reconhecida nacionalmente com o Troféu de Bronze no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
A honraria é concedida a cada dois anos e, em 2022, somou 787 iniciativas inscritas em seis categorias. O Sicoob Credivertentes ocupou o terceiro lugar do ranking na área de Desenvolvimento Ambiental. “Todos os dias ouvimos histórias de quem passou a contar com água limpa nas torneiras de casa e a viver melhor. Essa é nossa força, nosso orgulho. Agora, com esse prêmio, ganhamos motivação extra para continuar acreditando, investindo e trabalhando. A conquista é desta Cooperativa que idealizou um projeto tão bonito e de cada Cooperado que o acolheu”, frisou a supervisora de Comunicação e Marketing da instituição, Elisa Coelho.
O movimento
O Minas+Vertentes foi lançado há três anos com um mote simples: proteger a água desde a fonte. Isto é, desde as nascentes (ou mananciais, olhos d’água). Tudo isso com o cercamento técnico, sustentável e gratuito desses espaços. Daí a utilização de arame, moirões e balancins como matéria-prima. Uma ação simples que evita, entre outros impasses, o pisoteio e a contaminação do solo com dejetos animais.
Na ponta do lápis, em 2020 e 2021 foram isolados 14 mil metros de área em 22 propriedades de São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, São João del-Rei, Prados e Coronel Xavier Chaves.Tudo custeado pelo Sicoob Credivertentes. A meta é ultrapassar a marca de 50 nascentes beneficiadas nos próximos meses, quando serão isolados mais 7km de área hídrica em Madre de Deus de Minas e Piedade do Rio Grande. Com isso, a Cooperativa terá investido em prol de suas comunidades, só com o Minas+Vertentes, mais de R$335 mil. “Acho que, como indivíduos, todos nós devemos sair da cama pensando em que legado deixaremos ao mundo naquele dia ou na vida. Como Cooperativa, o desafio é outro: ‘que transformação seremos capazes de fazer por e junto a nossas Comunidades?’. O Minas+Vertentes é uma das respostas a essa pergunta”, encerra o diretor executivo-financeiro da instituição, Luiz Henrique Garcia.