Turismo em debate

Sebrae, Sicoob Credivertentes, Asseturc e Prefeitura Municipal promovem seminário para discutir os rumos do desenvolvimento do turismo em Resende Costa


Cultura

Cássio Almeida0

Luiz Henrique Garcia, diretor-executivo financeiro do Sicoob Credivertentes, participou do seminário (foto Felipe)

Na última quinta-feira (5), a Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) promoveu um seminário para discutir o desenvolvimento turístico e econômico de Resende Costa. O evento foi organizado em parceria com o Sebrae e com o Sicoob Credivertentes e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura. Realizado no Centro de Convenções Lilia Lara, na escola Conjurados, o seminário contou com a presença de diretores do Sebrae e do Credivertentes, empreendedores, grupos de esportistas, além de autoridades políticas e da sociedade civil organizada.

Para André Eustáquio, secretário de Turismo, Artesanato e Cultura, “O evento foi de grande importância para iniciarmos nosso planejamento de desenvolvimento e estruturação do turismo em Resende Costa”. André destacou também a importância das iniciativas público-privadas: “A parceria entre Sebrae, Sicoob Credivertentes, Asseturc e Prefeitura Municipal certamente trará bons frutos para o que almejamos, que é desenvolver, de forma planejada e estruturada, o turismo em nosso município. Quero destacar ainda que turismo é uma atividade coletiva, gera renda, emprego e aquece a economia. Daí, portanto, a necessidade vital de termos ao nosso lado os empreendedores, comerciantes e empresários”.

De acordo com o vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito, Lucas Paulo, a Prefeitura Municipal tem consciência e incentiva o comércio local a realizar práticas que possam estimular ainda mais o turismo e o artesanato em nosso município. “O seminário veio para fortalecer os laços entre o poder público e o comércio local. A Prefeitura está empenhada em investir na infraestrutura de nossa cidade, buscando oferecer mais opções para os comerciantes e turistas. Fico feliz em saber que os empreendedores sabem do potencial turístico e cultural de Resende Costa. Ao longo dos anos, pudemos perceber uma melhora significativa na oferta de serviços como hotelaria, restaurantes e lojas de artesanato, e isso acaba atraindo ainda mais turistas ao município e aquecendo a economia local. Caminhando juntos, seremos cada vez mais merecedores do título de Capital Mineira do Artesanato Têxtil”, afirma.

Iniciativas como o seminário são muito importantes para consolidar Resende Costa como uma cidade turística, pois favorece o debate, viabilizando novas ideias e fomentando a realização de novas parcerias. É o que defende Luara Ramona, presidente da Asseturc: “Acredito que o encontro tenha sido muito produtivo. Penso que reuniões como essa são muito importantes para desenvolver o turismo e o artesanato de Resende Costa, sendo que as peças fundamentais para que esse desenvolvimento aconteça são os empreendedores que se preocupam com o crescimento de nossa cidade, gerando renda e emprego”.

Luara destacou ainda a força dos associados da Asseturc para o desenvolvimento de projetos importantes para a cidade, como o turismo. “A Asseturc acredita bastante no potencial dos seus associados. Estamos interessados em fazer com que o turismo cultural, rural e outros cresça tanto quanto o de compras cresceu. O artesanato é um dos bens mais valiosos de Resende Costa e, junto com a nossa cultura riquíssima e as nossas belezas naturais, podemos fazer com que o turista permaneça mais tempo na cidade e não venha somente de passagem.

Para a presidente da Asseturc é importante o estreitamento da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Acredito que o poder público vai ao encontro das nossas ideias. Tivemos um ótimo crescimento na infraestrutura da cidade e outros projetos estão vindo aí para agregar mais valor. E temos entidades e pessoas incríveis interessadas em fazer acontecer, como o Sebrae, Sicoob e empreendedores visionários que amam Resende Costa, apoiam e acreditam no crescimento turístico”, conclui Luara Ramona.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário