Nos dias 01 a 21 de março, aconteceu em Resende Costa o Workshop de cursos de culinária, uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), com o Senac/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Foram oferecidos ao público participante nove cursos na área da gastronomia, sendo eles doces finos, preparo de pizzas, preparo de ovos de páscoa, técnicas de massas e molhos, desenvolvimento de hambúrgueres artesanais, espetinhos, pratos de rua: mexido, tropeiro e macarrão na chapa, preparo de quitandas criativas e preparo de drinks.
Edirlene do Nascimento, secretária de Assistência Social, conta como surgiu a iniciativa e qual é objetivo da administração municipal ao desenvolver esta ação em parceria com o Senac. “A iniciativa surgiu a partir da observação de uma demanda crescente por busca de geração de renda no município. O Poder Executivo vem com a proposta social de empoderar, aumentar a autonomia, capacitar e dar a oportunidade de geração de renda ao público participante dos cursos. O intuito do Poder Executivo é que o público participante se capacite e possa ter mais autonomia e geração de renda, e que assim possamos reduzir a vulnerabilidade no município. Além disso, nosso principal objetivo na área social vai além da concessão de benefícios. Desejamos garantir à população uma melhor qualidade de vida, seguridade aos direitos sociais, através de capacitações, busca de conhecimento, fortalecimento de vínculos a partir do convívio social, dentre outras propostas. Diante disso, os cursos de geração de renda não param por aqui: iremos sempre trazer novidades voltadas à população.”
Edirlene destaca também o envolvimento do público com o projeto. “Tivemos muitas inscrições, inclusive uma lista de espera muito grande para todos os cursos. De início, cada pessoa poderia participar de um curso. Havendo desistência, as vagas poderiam ser preenchidas com a lista de espera. Além disso, com o sucesso dos cursos, planejamos trazer mais opções no segundo semestre deste ano, tanto na área da gastronomia quanto na área de beleza e outras.”
Lucas Paulo, prefeito em exercício de Resende Costa, falou sobre a importância de oferecer cursos profissionalizantes à população resende-costense. “Sabemos que a gastronomia é muito importante para o desenvolvimento do turismo e também, claro, para própria população. É uma forma de gerar emprego e renda. A pessoa tem a oportunidade de aprender, estudar através dos cursos e abrir o seu próprio negócio. Essas ações movimentam o mercado na cidade, gerando emprego e renda para a família. Trata-se de algo interessante para pessoas que, eventualmente, estejam desempregadas, uma vez que poderão ter oportunidade de abrir seu próprio negócio através da gastronomia”.
De acordo com o prefeito em exercício, já havia uma demanda no CRAS de oferecimento de cursos de capacitação na área da gastronomia. Mais opções serão oferecidas à população. “Pretendemos trazer mais cursos. Acreditamos que foi um sucesso, foram mais de 140 inscritos, com aprovação muito grande do pessoal que participou. O Senac já sinalizou positivo, gostou muito. Desse modo, já estamos preparando novos cursos para a população. É importante trazer mais cursos de capacitação, tanto com o Senac quanto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)”.
Lucas traz uma boa notícia à população de Resende Costa. “Estamos quase concluindo a implantação de uma faculdade em Resende Costa. O processo está bem adiantado. Teremos a oportunidade de ter uma instituição universitária em Resende Costa, com dois cursos iniciais, Administração e Pedagogia. Será aberta à população, mas também vamos tentar gerar bolsas para ajudar as pessoas mais carentes.”
Senac
Patrick, chef responsável por ministrar os cursos do Senac, conta como foi a experiência em Resende Costa. “Foi muito bacana ministrar esse curso em parceria com a prefeitura de Resende Costa com o Senac Minas, unidade de São João del-Rei e Tiradentes. Considero essas ações de extrema importância, justamente para poder trazer oportunidades de negócios para população. Trata-se de um aprendizado muito grande. Ofertamos nove cursos diferentes, distribuídos em 15 dias de aulas. Vimos diversas técnicas da cozinha profissional. O principal de tudo é trazer oportunidades e ideias de novos negócios para população de modo geral. Dar aula é uma paixão, é algo que eu tenho comigo e fazer o que a gente gosta é sempre importante.”
Além disso, ele também falou da importância de haver esses cursos na cidade. “O mercado está em constante transformação e junto com ele vem a demanda por profissionais cada vez mais qualificados. Possibilitar aos habitantes da cidade a condição de se qualificarem, seja para empreender ou tentar encontrar um emprego no segmento, que por sinal está em um crescente, é de fundamental importância e de uma nobreza inigualável. Poucas pessoas têm oportunidades assim.”
“Quem não conseguiu participar dos cursos desta vez, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e solicite novas ações como essa e busque conhecimentos nas redes sociais, tendo como fonte conteúdo confiável. Além disso, claro, procure a unidade do Senac de São João del-Rei ou de Tiradentes e se inscreva em um dos nossos cursos”, conclui Patrick.