Voltar a todos os posts

A Semana Santa em Resende Costa e a pandemia provocada pelo Coronavírus

06 de Abril de 2020, por Edésio Lara

Procissão do Encontro em Resende Costa reúne centenas de fiéis na Praça Mendes de Resende (Foto Leticia Resende)

O Domingo de Ramos deste ano foi atípico. Silencioso. Não muito diferente de outras cidades. Nunca vimos Resende Costa tão quieta, recolhida. Por mais que alguns queiram ignorar o perigo que nos ronda, devido a agressividade do coronavírus, fomos chamados a permanecer em casa, a evitar contatos físicos, aglomerações, a fim de inibir a propagação da Covid-19. A paisagem sonora da cidade não é a mesma desde o fechamento de lojas, escolas, bares, clubes, academias e até igrejas.  

A novidade ficou por conta dos carros oficiais que passaram a circular sugerindo, através dos autofalantes, que permanecêssemos em casa - o isolamento social, condição entre as mais eficazes para o combate à pandemia, principalmente entre os idoso.

O som da cidade mudou. Permaneceram mais nítidos o canto da Ave Maria às 18h, bem como o som do sino da Matriz que começaram a ser ouvidos com mais intensidade e em locais mais distantes.

No domingo, 5, pela manhã, acordei ao som de música gregoriana vinda do som do rádio da casa vizinha. Depois notei que em muitas casas já haviam colocado nas portas de entrada ramos que deveriam ser utilizados na Procissão de Ramos. Os católicos atenderam ao convite da Igreja para que os deixassem assim ao longo do dia. Às 9h30 teve início, na Matriz, a Santa Missa. No interior da igreja, o sacerdote, um auxiliar, Irmãs Camilianas, grupo da Pastoral da Comunicação (Pascom), um quarteto de cordas e outro de vozes, todos do Coro e Orquestra Mater Dei. De casa, as pessoas puderam acompanhar a missa pelo Facebook.

Assim será a Semana Santa deste ano. Não teremos as rasouras, vias-sacras externas e procissões. Não ouviremos a Banda de Música Santa Cecília tocando as tão sentidas Marchas Fúnebres que compõem seu repertório e que todos conhecemos. Muito menos os lindos motetos de Passos e de Dores cantados pelo Coral Mater Dei em frente aos cinco passinhos por onde passam as procissões. Ninguém poderá se aproximar das maravilhosas imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para tocar e beijar suas vestes em oração. A todos restará acompanhar as cerimônias pela televisão, pelo rádio ou internet.

Vamos todos, então, acender velas, rezar sós ou em família, pedindo o descanso eterno daqueles que nos deixaram vitimados pela pandemia, mas, também, pela paz e saúde de todos que nos prestam seus serviços nesse momento de crise. Que a paixão e morte de Cristo, que culmina na ressurreição, isto é, na vitória da vida sobre a morte, reflita em nós, nos encha de fé e esperança em dias melhores e de uma sociedade cada vez mais justa e fraterna.

Participe da Semana Santa, ouvindo as cerimônias através da Rádio Inconfidentes FM 87.9, ou pelo facebook, acessando: https://www.facebook.com/paroquiaderesendecosta.

 

  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário