Voltar a todos os posts

Cidade limpa

13 de Agosto de 2019, por Edésio Lara

Cachorros reviram lixo acumulado na rua Gonçalves Pinto

Desde cedo, em Resende Costa, nos acostumamos com certas tarefas que começam em casa e se estendem até a rua. Cuidar do quintal e da frente da casa com serviços de limpeza é uma das atividades que os resende-costenses fazem com gosto. Não é incomum andar pelas ruas e notar pessoas fazendo a capina, a varrição da frente da casa e a coleta do lixo. Por isso a cidade sempre é tida como limpa. A topografia da cidade ajuda. Quando chove, ela fica ainda mais bonita, já que a enxurrada não tem que levar consigo tanto lixo, como acontece em outros lugares.

Faz tempo que temos na cidade coleta diária de lixo feita por equipe da prefeitura municipal. Todos sabemos a hora em que o caminhão passa recolhendo o lixo orgânico ou reciclável. Um privilégio, visto que o serviço é bem feito. Outra ação da prefeitura foi a de colocar alguns cestos enormes para ajudar a receber esse lixo.  Mas, infelizmente, parece que isso está mudando. De nada adianta se não fazemos a nossa parte, aquilo que nos cabe, ou seja, o acondicionamento do lixo e colocação na rua e na hora certa para a coleta.

Recentemente, temos visto o número crescente de cães abandonados pelas ruas da cidade. Há aqueles cujos donos moram na cidade e optam por deixá-los soltos para serem tratados por outras pessoas. E são muitos. Dizem alguns que há turistas que aqui vêm e, sabendo da existência de uma associação protetora de animais no município, abandonam seus animais, na esperança de que ela os recolha e trate deles. Triste engano, pois os que fazem parte dessa associação não têm como dar conta de acolher tantos animais abandonados. Muito menos a prefeitura consegue lhes dar abrigo e alimento.

Pois bem, a ação desses pobres animais somada ao descuido de alguns de deixar lixo orgânico fora da hora nas ruas têm deixado o que é belo se transformar numa feiura e imundície de dar dó. Agora, todos os dias, em certos pontos da cidade, os cães reviram o lixo e o espalham, deixando a sujeira exposta, impactando negativamente a imagem da cidade.

É preciso que algo seja feito. É fundamental que cada um faça sua parte para que Resende Costa não perca definitivamente a imagem de cidade limpa, asseada e se transforme num lugar emporcalhado e feio.

Todos que passam à noite e no nascer do dia pela rua Gonçalves Pinto, no centro da cidade, pelo largo em frente à igreja do Rosário ou nas proximidades da rua São João del-Rei com a avenida Ministro Gabriel Passos, por exemplo, sabem o que estou relatando. Vão se deparar com lixo espalhado e um tanto de vira-latas que sujam as ruas com suas fezes, quando não avançam em direção a automóveis, motocicletas e pedestres. E quando há uma cadela no cio entre eles, a coisa fica insuportável. A disputa por ela causa tanta barulheira que a tranquilidade e o sono de muitos são prejudicados.

Trata-se de um problema que envolve educação, saúde pública e que demanda solução urgente.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário