Voltar a todos os posts

As ruas de Resende Costa e seus personagens

15 de Setembro de 2017, por Edésio Lara

Certa vez, conversando sobre música e músicos de Resende Costa com o maestro Geraldo Sebastião Chaves, ele me disse de Marcos Reis, que, vindo de outro lugar, esteve em nossa cidade e atuou, não sei se como instrumentista ou regente de banda. Procurei me informar sobre esta pessoa, mas, nada descobri sobre ela. Certo é que, como me apontou o maestro Geraldo Chaves, o nome de Marcos Reis permaneceu entre nós através de nome de rua que lhe deram. Atrás de alguma informação sobre ele, dirigi-me até a sede da Câmara Municipal à procura de notícias sobre o citado músico. Nada encontrei. Não há qualquer documento, segundo me disse uma funcionária do legislativo municipal, sobre esta pessoa e muito menos um registro sobre qual vereador coube a tarefa de propor aos demais um nome de rua em homenagem ao dito músico.

Pessoas importantes, em todos os lugares, permanecem na memória de muitas maneiras. É comum seus nomes serem perpetuados em prédios públicos, praças, ruas ou cidades. Em Resende Costa, não diferente de outras cidades, há um número significativo de logradouros que lembram pessoas importantes para a comunidade em sua época, tais como padres, artistas, médicos, políticos, professores, por exemplo. O nome da nossa cidade é exemplo desse fato, visto que mantém viva a memória de José de Resende Costa, um pai e outro filho, figuras centrais da Inconfidência Mineira.

Aqui, quero me referir a Gervásio Pereira Alvim. Fazendeiro, morador nos Campos Gerais, proprietário de rancho e pouso de tropas no caminho da Lage, ele era descendente do Inconfidente José de Resende Costa. Por isso mesmo, depois de morto, mereceu ter seu nome destinado a uma rua em nossa cidade. Não devemos confundi-lo com Dr. Gervásio, médico, que também recebeu a mesma homenagem pelos serviços prestados em nossa terra. Cito aqui o nome de Gervásio Pereira Alvim, falecido em 7 de março de 1837, por simples razão: em breve será lançado pela Editora Alameda, livro de autoria de Paula Chaves Teixeira Pinto, jovem historiadora resende-costense, bastante conhecida na cidade. O livro sairá em breve com o título “De Minas para a Corte. Da Corte para Minas: movimentações familiares e trocas mercantis (c.1790 – c.1880)”. Trata-se de tese defendida por Paula Chaves na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. A obra tem como personagem principal Gervásio Pereira Alvim.

A publicação tornou-se possível através de uma parceria entre a Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa (AMIRCO), Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Resende Costa.

Assim que o livro for lançado, o que deve ocorrer no início de 2018, e distribuído nas principais livrarias do país, Resende Costa será motivo de comentários. A própria Paula Chaves, ao citar com entusiasmo seu trabalho, diz que há muito por ser pesquisado sobre a região onde está nossa cidade. Certamente, seu livro servirá como fonte preciosa para outros pesquisadores que têm interesse em fatos ocorridos no passado e que ainda são pouco conhecidos.

Outros personagens, da forma como acontece agora com Gervásio Pereira Alvim, serão relembrados. Atualmente, nomes de alguns homens e mulheres nascidos no lugar ou que nele vieram morar estão registrados em edifícios, placas de sinalização de praças ou ruas da cidade, sem que os próprios moradores desses logradouros tenham notícia sobre os mesmos. O momento é oportuno, nos convida a voltarmos nosso olhar para conhecermos melhor fatos e pessoas de séculos passados, que são a origem do que somos hoje.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário