Voltar a todos os posts

Nomes de ruas e a memória perpetuada

16 de Agosto de 2020, por Edésio Lara

Avenida Ministro Gabriel Passos, em Resende Costa (Foto André Eustáquio)

Os resende-costenses, nos anos iniciais da década de 1960, vivenciaram dois acontecimentos importantes que movimentaram a cidade. O prefeito Adenor de Assis Coelho e o vigário Monsenhor Nelson Rodrigues Ferreira, dois líderes do município, envolveram todos os munícipes nas cerimônias de inauguração da rede elétrica da Cemig, em substituição a da Athur Azevedo, em 1962. Alguns dias após a inauguração dos serviços da Cemig na cidade, eu voltava de Belo Horizonte, junto com a minha mãe, no carro do Tio Resende (Antônio de Lara Resende). Viemos num Chevrolet preto, novinho. Lá do Alto do Jacarandá, já era noite, eu gritei: Olha, mãe, a luz da Azevedo parece uma lamparina perto da luz da Cemig. E parecia mesmo. Foi um momento rico, com a melhoria significativa dos serviços que mudaram completamente a vida de todos em Resende Costa a partir de então.

No ano seguinte, foi a vez de a cidade parar para acolher, com grande festa, a imagem de Nossa Senhora de Fátima e colocá-la na gruta localizada nas lajes de cima. A gruta foi construída pelo meu pai, o pedreiro Geraldo Melo. Na cidade todos o chamavam de Geraldo Corina. Quem se incumbiu de organizar a chegada da imagem foi Fernando Macedo, um parente da minha avó Nhazinha, Heloísa Macedo Lara. Foi uma das maiores festas que eu presenciei na cidade. Ela ocorreu no dia 17 de agosto de 1963, um sábado à noite, há 57 anos, com bênção realizada durante as Missões dos Padres Capuchinhos na cidade. O povo todo foi para a avenida Expedicionários para receber, em grande estilo, a imagem da Virgem de Fátima. Apesar da minha pouca idade e dos muitos anos passados, eu não vi apagar da memória as imagens que guardei desses dois momentos.

Naquela época, a principal avenida de acesso ao centro da cidade era a dos Expedicionários. A justa homenagem foi dada em memória aos soldados brasileiros que estiveram em batalha no norte da Itália a partir de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de instalada a Cemig em Resende Costa, o nome da avenida mudou, passando a se chamar “Avenida Ministro Gabriel Passos”.  

Gabriel de Resende Passos (Itapecerica-MG, 17/03/1901 – Rio de Janeiro, 19/06/1962) foi advogado, jornalista e político eleito quatro vezes deputado federal. Foi ainda secretário do Interior e de Justiça do Estado de Minas Gerais, Procurador-Geral da República, ministro de Minas e Energia e o responsável direto pela criação da Eletrobrás. O reconhecimento pelos seus trabalhos resultou que, em várias cidades, há avenidas, praças e escolas que levam seu nome. Para os Expedicionários, restou o nome do principal time de futebol da cidade, a rua onde moro e o campo de futebol.

Já a atual praça Nossa Senhora de Fátima, até o ano de 1963, não tinha nome. Era um espaço no qual os jovens da cidade jogavam vôlei. E, também, o lugar ideal para apreciar o ainda belo pôr do sol quando não existia a feiosa caixa d’água da Copasa. Com a chegada da imagem da Santa e a construção da gruta, deram-lhe o nome de “Praça Nossa Senhora de Fátima”. Desde então, o local tornou-se ponto de visita de muitas pessoas que ali param para uma breve oração e apreciação das belezas que a natureza nos oferece. 

Resende Costa, segundo dados da Prefeitura Municipal, tem cadastradas 364 ruas e avenidas e 18 praças. Os logradouros do distrito de Jacarandira fazem parte desse total. Também integram esse número as ruas e espaços públicos, ainda sem nomes, dos novos loteamentos que já foram construídos na cidade. Oportunamente, a Câmara Municipal deverá aprovar nomes de políticos, de religiosos, professores, artistas, santos e santas para esses logradouros. A intenção é a de que os agraciados não caiam no esquecimento, que seus atos permaneçam vivos na memória do povo. Afinal, em se tratando de pessoa, principalmente o nome de rua tem um significado simbólico enorme: significa que há um consenso social de que a pessoa agraciada deve ser homenageada e sua memória perpetuada.

Enquanto isso, a Avenida Ministro Gabriel Passos, que passou por obras de revitalização, está linda. Dá gosto vê-la como está. Porém, a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, lugar de oração para muitos fiéis, espera por obras simples: limpeza geral, pintura, iluminação adequada e recuperação da fonte luminosa que está sem funcionar há décadas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário