Voltar a todos os posts

O PSF e o atendimento à população em momentos de crise, como a da Covid-19

12 de Abril de 2020, por Edésio Lara

Profissionais do Serviço Básico de Saúde de Resende Costa (Foto Edésio Lara)

O Programa de Saúde da Família (PSF) foi implantado em 1994, no primeiro ano de governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que presidiu o país por oito anos (1994–2002). Em 1997, foi reeleito para mais um mandato. Fernando Henrique foi sucedido por Luís Inácio Lula da Silva, que também permaneceu oito anos na presidência da República, de 2003 a 2010.

Vendo o PSF se consolidar como programa fundamental de organização da Atenção Básica à Saúde, o governo do presidente Lula emitiu a Portaria nº 648 de 28 de março de 2006, fazendo do PSF estratégia prioritária do Ministério da Saúde. Seu governo o fez ainda mais forte e organizado. O objetivo é o de possibilitar aos brasileiros o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade. Uma unidade do PSF tem 1 médico; 1 enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; 1 ou 2 auxiliares ou técnicos de enfermagem; e 4 a 6 agentes comunitários de saúde. Passados 25 anos da sua fundação, o PSF presta um serviço importantíssimo a milhões de brasileiros.

Todos os serviços prestados pelo PSF são, na verdade, uma reafirmação dos princípios básicos do Serviço Único de Saúde, conhecidos por todos nós pela sua sigla SUS. O SUS (Sistema Único de Saúde) é inspirado no programa de saúde britânico denominado National Health Service, sendo que nasceu em 22 de setembro de 1988, quando da aprovação da Constituição da República Federativa do Brasil.

Em Resende Costa, temos três postos do PSF: PSF 1 “Urdindo e Tecendo Saúde”, PSF 2 “Elo Saudável” e PSF 3 “Saúde em Foco”. Por esses dias, em que o coronavírus deixou o mundo de “cabeça para baixo”, nós nos deparamos com profissionais dos três PSFs circulando pela cidade, todos usando máscaras, uniformes, luvas, toucas e carregando vasilhame contendo a vacina contra a Influenza (gripe). A vacina deste ano é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Esses profissionais vão de porta em porta, procuram pessoas com mais de 60 anos para aplicar-lhes a vacina. A pressa do Ministério da Saúde em vacinar os idosos se deu pelo fato de que, blindados contra a gripe, eles ficam também mais protegidos dos males causados pela Covid-19.  

Em Resende Costa, neste momento triste que atravessamos em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), é do PSF que nos chegam os primeiros atendimentos de vacinação contra a gripe. Andando pela cidade, encontrei-me com duas profissionais do nosso serviço básico de Saúde: a Kênia e a Míriam. Elas são do PSF 3. Kênia Martins da Silva é técnica de enfermagem e trabalha no PSF há pouco mais de 2 anos. Míriam Flávia Resende é irmã do Chiano (diretor da Bateria Rifugo), filha do Zito do Zicota. Formada em Auxiliar de Enfermagem em 2000 – na época não existia o curso de técnico de enfermagem – pela Escola de Saúde Antonina Neves, da Santa Casa de São João del-Rei, considera seu trabalho valioso. “O trabalho que exerço é muito importante, pois foi a profissão que escolhi. Tento exercer minhas atividades do dia a dia da melhor maneira possível, tentando levar aos pacientes a ajuda e o conforto de que eles precisam”, disse. Ela afirmou ainda que “tem sido bem recebida, graças a Deus. Muitas pessoas que não tomavam a vacina resolveram tomar esse ano.”

Para Célia Regina Monteiro de Oliveira Silva (64), residente na Rua Olinto Argamim de Freitas, que foi atendida pela Kênia e pela Míriam, “o que estão fazendo é muito importante, é melhor do que a gente ter que ir ao posto, afinal é preciso evitar aglomeração. E elas são muito boazinhas.”  

Segundo Kênia e Míriam, “as pessoas agradecem muito. Abençoam-nos e, o mais importante: nos dizem que estão rezando muito para que Deus nos proteja, devido à pandemia que o mundo está enfrentando e que nós, profissionais da saúde, estamos na linha de frente contra a Covid- 19. ”

Eu, que também recebi a vacina em casa, junto-me a todos que pedem ao Senhor que abençoe os profissionais que trabalham em prol da nossa saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário