Voltar a todos os posts

Revitalização da praça Professora Rosa Soares Penido: homenagem aos Soares Penido

11 de Outubro de 2020, por Edésio Lara

Professora Rosa Soares Penido é o nome dado a uma das praças centrais de Resende Costa, que, há aproximadamente um mês, vem passando por reforma. Os canteiros originais foram retirados, assim como o velho piso ladrilhado. Sobraram somente as árvores. Nos arredores da praça Rosa Penido, encontram-se o centenário prédio que abriga a Escola Estadual Assis Resende e o histórico sobrado do Fórum Desembargador Mello Júnior, sede da Comarca de Resende Costa.

Professora Rosa Penido é também nome de condomínio localizado na Vila Guilherme, na cidade de São Paulo, capital. O condomínio, por sua vez, fica na rua Deputado Vicente Penido, nome dado em memória do filho da referida professora, nascida no povoado do Curralinho dos Paulas, zona rural de Resende Costa. Seu nome aparece também em uma das ruas da cidade de São José dos Campos/SP. As homenagens dadas a membros da família Penido não são poucas, devido ao sucesso como empresários de alguns dos filhos do casal Alfredo Inácio Nogueira Penido e Rosa Soares Penido, desde que se mudaram do Curralinho dos Paulas para a capital paulista, com destaque para Pelerson Sorares Penido e Vicente Soares Penido, nascidos em 1918 e 1930, respectivamente.

As lembranças de Rosa Penido restringem-se aos que a conheceram ou que mantiveram contato com a professora que empenhou sua carreira lecionando na escola municipal do referido povoado. No entanto, os feitos dos filhos do casal Penido em São Paulo contribuíram para que se fosse dada a ela a homenagem na praça localizada na região central de Resende Costa. Aliás, nome de praça com direito a uma herma, isto é, uma escultura de meio busto da professora Rosa.

Pelerson, ajudante de tropeiro, depois de concluir o ginásio mudou-se para São Paulo com o objetivo de continuar seus estudos. Na capital paulista, estudou topografia. Foi a partir de então que se tornou um dos empresários mais bem sucedidos no ramo da engenharia civil. O seu irmão Vicente, também empresário, trilhou o caminho da política, sendo eleito vereador em Aparecida/SP pelo partido da Aliança Renovadora Nacional (Arena) no ano de 1966, quando completou 36 anos de idade.

O sucesso alcançado pelos Soares Penido em São Paulo refletiu-se em muitas ações propostas pela prefeitura municipal, paróquia e hospital de Resende Costa. É sabido que eles responderam positivamente aos pleitos que lhes foram encaminhados por autoridades do município. A atenção dada aos resende-costenses ainda foi adiante. Muitos jovens que precisaram se mudar para buscar emprego em São Paulo bateram à porta da Serveng Civilsan, empresa do setor de engenharia e construção. Tomo como exemplo o ocorrido com José Carlos de Souza Vale, o conhecido Carlos da Santa. Carlos saiu de Resende Costa ao completar 18 anos de idade e com carteira de motorista na mão. Em São Paulo, trabalhou como motorista de ônibus urbano durante 6 anos até decidir procurar os Penido e mudar de emprego. Foi até a sede da empresa e, de lá, saiu empregado. Os Penido nunca negaram emprego aos seus conterrâneos de Resende Costa.

Carlos da Santa, certo dia, resolveu retornar para Resende Costa.  Na cidade, envolveu-se com a política até ser eleito vereador. Na Câmara Municipal, foi vice-presidente durante o mandato do prefeito Ocacyr Alves de Andrade. Pois foi nesse período que os Penido foram acionados mais uma vez para ajudar a trazer para a cidade a Copasa e a construção da pista de asfalto que liga a cidade à MG383.

William Sebastião Penido Vale, neto de Alfredo e Rosa e então presidente da Copasa, autorizou a vinda da companhia de saneamento para o município de Resende Costa. Já seu tio Pelerson, acompanhado de uma comitiva de políticos da cidade, visitou o Governador Francelino Pereira a fim de convencê-lo a autorizar a construção da estrada que recebera pavimentação asfáltica. Quarenta anos atrás, as decisões desses senhores mudaram completamente a nossa Resende Costa.

Hoje, pode-se dizer que ao homenagear a professora Rosa Penido, imortalizando seu nome em uma importante praça do centro da cidade, de certa forma, prestaram-se honras a toda sua família.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário