Voltar a todos os posts

Transporte público de passageiros em Resende Costa

17 de Marco de 2020, por Edésio Lara

Muitos foram pegos de surpresa com a notícia de que uma empresa de ônibus passaria a oferecer transporte de passageiros na zona urbana de Resende Costa. Um outdoor instalado no pátio da Prefeitura Municipal, em fevereiro, anunciou a instalação do transporte coletivo organizado pelo Executivo Municipal. Rapidamente, imagens do outdoor começaram a circular pelo WhatsApp. A empresa que recebeu a concessão para explorar o serviço foi a Resende Turismo, sediada em Resende Costa e de propriedade do ex-prefeito Adilson Avelino de Resende. Notamos, de imediato, nos comentários, a aprovação dessa ação que deverá beneficiar muitas pessoas, a saber, idosos, mulheres grávidas, pessoas com alguma dificuldade de locomoção e comerciários, principalmente.

A cidade cresceu e as distâncias entre bairros e o centro, obviamente, tornaram-se maiores. Deixar a região central em direção a qualquer bairro é tarefa menos difícil; só há declives. Porém, para sair das partes mais afastadas e chegar ao centro a pé, todos sabemos, não é tão fácil assim. Portanto, o serviço é bem-vindo. Por isso, um micro-ônibus passou a circular no último dia 2, a partir das 6h, ligando o asfalto (entrada da cidade) ao bairro Tijuco. O último horário de circulação é o das 18h e a passagem custa R$3,00.

Para a Turismo Resende, desde sua fundação empenhada no transporte de universitários e no de turistas a passeio, esta é a sua primeira experiência com transporte urbano de passageiros. Isso não intimida o proprietário da empresa, pelo contrário, o deixa “confiante e disposto a trabalhar para ver a cidade bem atendida”. Sem saber como será o retorno financeiro advindo desse empreendimento, pelos próximos dez anos, Adilson disse que “o povo deve conhecer e se acostumar com esse serviço que chegou para ajudar a população, chegou para ficar”.

Resolvi, no último dia 5, acompanhar o micro-ônibus em parte do seu percurso. Chegando ao ponto final no asfalto, conversei com o motorista Márcio de Carvalho Ferreira, 35, que iniciou sua carreira profissional em São João del-Rei. Ele notou que “nesses primeiros dias, os passageiros estão assimilando os horários e se acostumando com o trajeto. E tem agradado bastante ao pessoal do Tijuco, Nova Resende, Santo Antônio, principalmente”. Sua irmã, Ana Paula de Carvalho Ferreira de Oliveira, 41, tecelã e passageira, disse que está “gostando bastante, que é uma inovação para Resende Costa. Era uma coisa que faltava. Eu nasci no Rio de Janeiro e estou aqui há um ano. Em termos de locomoção, saúde, pelo menos para mim, é o lugar perfeito. Eu me livrei do Rio de Janeiro, daquela onda de violência, confusão, da falta de paciência. Resende Costa é outro naipe, é outra coisa”.

Por fim, conversei com outras duas passageiras que precisavam atravessar a cidade para chegar ao trabalho. Evelyn Dias de Oliveira, 37, mora no bairro Nova Resende e trabalha no Mandacá Açaí. “Para mim, maravilhoso. Antes precisava vir a pé ou tomar um taxi, dividir taxi, o que ficava caro. Agora, o transporte, com o preço bacana, a gente não chega ao serviço cansada, suada e precisando tomar água, descansar um pouquinho. Agora, graças a Deus, o transporte público chegou e nós temos é que prestigiar e cuidar para que ele continue assim”, declarou Evelyn. A outra passageira, tal como a Evelyn – pizzaiolo no Mandacá Açaí – é a Lucimara Aparecida Santos, 20, que mora perto do Parque do Campo. Ela disse “estar adorando, ajuda a gente bastante. Antes eu vinha a pé, o que levava uns quarenta minutos. O dinheiro que a gente gastava por dia andando de taxi, quando precisava, agora dá para vir de ônibus a semana inteira. Foi ótimo terem instalado esse serviço”.

Agora, a prefeitura municipal precisa instalar os pontos de ônibus e a sinalização necessária para bem acomodar e informar os usuários. Aprimorar e ampliar o serviço prestado é o que desejamos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário