Voltar a todos os posts

Falando de Ansiedade

16 de Julho de 2019, por João Magalhães

Final de maio último, realizou-se na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado), em São Paulo, um fórum com profissionais de diversas áreas com o lema: “Precisamos falar sobre ANSIEDADE”. Doutor Luiz Vicente Figueira de Mello, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, enfatiza a importância desse encontro: “A ansiedade nos prepara para os desafios do dia a dia e nos alerta dos perigos. Esse ‘serviço’ da natureza começou a desandar, no entanto, quando o ser humano passou a utilizá-lo a todo momento, sem controle. Alguém permanentemente ansioso perde a liberdade de ação e precisa de tratamento.”

Modernamente, a sociedade cria uma intensa atmosfera de ansiedades. Desemprego, trabalho precário, relacionamentos falsificados, criminalidade, acidentes climáticos, redes sociais, preconceitos e tantas coisa mais. Essas pressões vindas de todos os lados afetam a vida das pessoas, sobretudo das geneticamente predispostas. Um aviso de quem estuda o assunto: de uma situação de profunda ansiedade para a depressão é um pulo.

Concordando com o enunciado de um laboratório: “Ansiedade. Quando começa a incomodar, é hora de buscar ajuda. Ansiedade é considerada o mal do século. Precisamos ficar atentos para quando alguém precisar de ajuda. Precisamos estar atentos se nós mesmos precisarmos.” O doutor Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, fala o mesmo: “Quando a ansiedade começa a mandar em você, é hora de buscar ajuda.”   

Segundo o doutor Neury Botega, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com 37 anos de psiquiatria, antigamente não se viam jovens sofrendo sobre problemas de adulto. “Hoje, trato criança com síndrome do pânico.” Disse também que o drama não para por aí.  Em situações extremas, a vítima perde a esperança na vida e sua visão de futuro se estreita. “Se até Deus me abandona, pensa o paciente, o suicídio acaba sendo em sua cabeça a única saída.”

E mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. No entanto, permanece bem arraigado o tabu quanto ao uso de medicamentos psiquiátricos. Na cabeça de muita gente, ainda está: quem vai a psiquiatra é doido!

Novamente o doutor Daniel: “As duas frases que eu mais ouço na clínica são ‘eu não queria tomar remédio’, na primeira consulta, e ‘eu não queria parar de tomar os remédios’, na consulta seguinte. A gente tem muita resistência porque existem muitos mitos: ficar viciado, bobo, impotente, engordar.”

Acho que é bom identificar os tipos de ansiedade, definidos pela Associação Americana de Psiquiatria. Afinal, ninguém deve julgar-se livre deles. É importante para que o tratamento seja adequado.

1.  Transtorno de Ansiedade Generalizada: Preocupações excessivas e duradouras (pelo menos 6 meses) com as atividades da vida. Causam sofrimento e prejuízo na vida profissional, social, familiar. Inquietação, nervosismo, cansaço, irritabilidade, falta de concentração, tensão muscular, insônia.

2. Mutismo Seletivo: Em contextos sociais, situações de conversa, a pessoa não fala nem responde. Devido à ansiedade, costuma apresentar dificuldade no expressar-se ou até fracassa, sobretudo ao dirigir-se a algum público.

3. Transtorno de Ansiedade de Separação: Medo ou grande ansiedade de separar-se de pessoas, animais, objetos e locais aos quais se é muito apegado.

4. Transtorno de Pânico: Surto de pavor, acompanhado de palpitações, taquicardia, sudorese, tontura, sensação de asfixia, dores no peito, calafrios, náuseas, medo de morrer, de enlouquecer.

5. Fobias Específicas: Medo quase incontrolável frente a objetos ou situações: altura, bichos, sangue, locais fechados etc.

6. Transtorno de Ansiedade Social: Quando a pessoa passa por situações de avaliação ou julgamento por parte de outras pessoas. Testes, por exemplo.

7. Agorafobia: Uma insegurança desproporcional ao perigo ou até pavor quando se está num local com muita gente.

8. Transtorno de Ansiedade induzido pelo uso de substâncias: Acontece pelo uso exagerado de substâncias: drogas, álcool, cafeína, anfetamina etc. Conforme o grau da ansiedade provocada, pode sobrevir o pânico.

9. Transtorno de Ansiedade devido a outra condição médica: Por exemplo, uma expectativa de gravidade ao surgir alguma doença ou uma intervenção médica de risco.

E há também outros transtornos que não se enquadram nos especificados acima.

 

(Fonte: O Estado De S. Paulo 5/6/19 – promotor do fórum)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário