Voltar a todos os posts

Nosso Jornal das Lajes, parabéns pelo seu aniversário de vinte anos!

24 de Maio de 2023, por João Magalhães

Os parabéns vão agora porque eu estava ausente daqui. Em 2003, Denilson Daher, fundador do JL, encontrou-se comigo e deu-me o exemplar nº 1 (abril de 2003) e perguntou se eu podia fazer a revisão com possíveis correções dos textos para o próximo número. Fizemos juntos a revisão e ele perguntou logo em seguida se eu poderia escrever o editorial do próximo exemplar. Aceitei com prazer, porque já tinha um pouco de experiência, pois coordenei a edição mimeografada de uma revista, “Vozes do Pio XII”, enquanto ela durou. Pio XII era o seminário maior dos padres camilianos, onde cursamos filosofia e teologia.

Para parabenizar e comemorar os 20 anos de nosso JL, optei por transcrever o editorial que escrevi para o nº 2 (maio de 2003), por seu valor para a história do jornal.

“Lembrando a nossos leitores o que dizíamos em nosso primeiro editorial, o jornal nascia, empunhando duas bandeiras muito importantes: a bandeira da imparcialidade e a bandeira da cidadania atuante.

Chegamos ao 2º mês de vida com a mesma proposta, com idêntico entusiasmo: noticiar, comentar, elogiar, incentivar, sugerir, promover os bons eventos e as coisas positivas de nosso município, mas igualmente alertar, apontar, denunciar, cobrar dos responsáveis as falhas que sempre acontecem na sociedade dos homens. Este 2º número cumpre bem esta incumbência dentro de nosso limitado espaço.

E para tanto só nos cabe agradecer a nossos patrocinadores, sem os quais não existiríamos. Graças a eles já crescemos de 4 páginas para 8.

Nossos agradecimentos a todos que se disponibilizaram para conosco. De modo particular aos proprietários da Fazenda das Éguas, que tão bem acolheram nossa reportagem, despedindo-se de nós com aquele gostoso cafezinho mineiro com biscoito frito na bicentenária cozinha: ao professor Adriano, que coordenou a visita, ao prof. João Magalhães(*) que nos levou de carro graciosamente; à professora Luzia, diretora da Escola Estadual Assis Resende; ao Róbson Souza, “gerex”[gerente executivo] do Banco do Brasil; ao sr. Valcides, conhecido escultor de nossa terra: ao Dr. Joaquim de Souza Lima, presidente da Rádio Inconfidentes FM; ao Dr. Donizetti, meritíssimo Juiz de Direito, os quais nos recepcionaram tão afavelmente.

Agradecemos também ao estudante Ígor Maia Moreira pela ajuda prestada na busca de novos patrocinadores; ao vereador Cristiano Moreira pela verificação que fez do relatório da câmara”.

Com o decorrer do tempo, devido a sessões como “Gente que fez e faz história”, “Benzedores e curadores da região”, “Jogo aberto”, “Os “turcos”em Resende Costa”, [na realidade, são sírios e libaneses, apelidados de turcos porque emigravam para a América com passaporte turco, uma vez que o Império Otomano dominava a região deles], as colunas tornaram-se cada vez numerosas; as notícias da região e tantas outras matérias, a popularidade e o prestígio de nosso jornal só foram crescendo. Chegou ao constrangimento de não atender pedidos para publicar textos, devido à falta de espaço.

Nunca vi um jornal voluntário e gratuito com tal longevidade e com tanto conteúdo e procura. O sucesso foi grande. Para citar alguns exemplos: O texto sobre o benzedor Emídio do Bengo virou música (“Deus na terra” – dupla Lourenço e Lourival, versos do Didico Vieira). A série sobre os “turcos em Resende Costa chegou até ao Líbano. A página do texto sobre o Zé Padeiro ficou colada por um certo tempo na sala da residência de um dos seus filhos.

O periódico tornou-se até hoje um documento histórico de nossa cidade. Quem quiser saber de tudo que aconteceu aqui de importante, de 2003 para cá, basta consultar o JL. Posso afirmar porque tenho todos os exemplares. Do nº 1 ao 240.

É o que penso. E você?

 

(*) Agradeço ao Denilson pelo que publicou abaixo do editorial que escrevi a seu pedido.  “Agradecimento Especial: A equipe do Jornal agradece de forma especial ao Prof. João Evangelista de Magalhães que muito nos ajudou, em todo momento, para a publicação desta edição”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário