Voltar a todos os posts

Procedimentos para o dia de votação

09 de Novembro de 2020, por Marina Vale

Foto: TSE/reprodução/Estadão

As eleições municipais estão se aproximando. O pleito acontecerá no próximo dia 15 de novembro de 2020. No site da Justiça Eleitoral, podemos encontrar informações sobre os procedimentos para votar, tais como: quais documentos são necessários para apresentar aos mesários; cuidados a serem tomados; horários de votação, dentre outras exigências.

  • No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
  • Perdi meu título. Posso votar? Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.
  • Qual o horário da votação? De 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos.
  • Confira o seu local de votação antes de sair de casa; vá de máscara; se possível, leve a sua caneta; leve os números dos seus candidatos anotados para não esquecer; mantenha distância mínima das outras pessoas; limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar; permaneça no local de votação apenas o tempo suficiente para votar; se estiver com febre, fique em casa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário