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Cuidados com os golpes na internet

16 de Agosto de 2020, por Marina Vale

A pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de toda a população. Com o distanciamento social, cuja finalidade é evitar a rápida propagação do vírus causador da Covid-19, as pessoas, em todo o mundo, tiveram de se adaptar a novos hábitos e rotina e criaram meios de consumo e de trabalho através da internet. Segundo dados da Anatel (Agência de Telecomunicações), o uso da internet no Brasil aumentou entre 40 e 50%. Com esse aumento, cresceu também o volume de compras e de transações on-line e, consequentemente, os golpes contra o consumidor ficaram cada vez maiores.

Diversas fraudes começaram a ser praticadas e os criminosos se aproveitam da situação de vulnerabilidade das pessoas, valendo-se da criatividade para enganar suas vítimas. Golpistas fazem com que o usuário acredite na informação que recebe por e-mail ou mensagem no celular. Pelo conteúdo recebido, são obtidas informações sigilosas.

É necessário, portanto, desconfiar se o produto que está sendo oferecido é muito bom, mesmo que a mensagem tenha sido recebida de amigos. Investigue sempre o endereço da empresa mencionada nas mensagens recebidas ou contate fontes oficiais ligadas a elas.

 

Algumas dicas para não cair nos golpes da internet

  • Preste atenção ao endereço do site ou do e-mail recebido. Golpistas enviam mensagens por e-mail com layout muito parecido com o original da empresa. Ocorre que o link é encaminhado para um site diferente e o e-mail tem um domínio comum. Nesse caso, verifique se o link recebido começa com https e se possui um símbolo de cadeado.
  • Não passe suas informações pessoais em sites e aplicativos que não conheça, nem encaminhe fotos de cartão de crédito, senhas, códigos de segurança.
  • Não encaminhe códigos de segurança e autenticação e desconfie de mensagem, mesmo que sejam de pessoas conhecidas. Já ouviram falar no golpe do WhatsApp? O usuário do aplicativo recebe um código e alguém entra em contato avisando que a mensagem era para outro número, solicitando que a vítima compartilhe o referido código. O problema é que o código foi enviado para a pessoa certa e os ladrões utilizam o número para cadastrar o telefone do usuário em outro aparelho, invadindo o WhatsApp e conversando com todos os contatos de forma normal. Assim, conseguem aplicar golpes pelas conversas.
  • Preste atenção para não cair no “golpe do boleto”. Ao receber um boleto para pagamento, confira os dados do beneficiário, CPF, CNPJ. Os primeiros dígitos do código devem coincidir com o do banco emissor. Além disso, existem vírus que agem no momento da impressão. Verifique todas as informações contidas.
  • Cuidado com o golpe do Caixa Tem. Criminosos encaminham mensagens sobre o auxílio emergencial, solicitando que o usuário acesse um link e preencha um formulário para saber se tem direito ao saque. Ao preencher as informações, os dados da vítima são roubados.
  • Desconfie de qualquer solicitação de documentos, informações, envio de dados; evite armazenar dados de cartões em dispositivos eletrônicos e fique atento às situações que possam se constituir em fraude, a fim de evitá-las ao máximo.

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