No último dia 20 de agosto, aconteceu o 1º Encontro de Carros Antigos de Resende Costa. O evento, realizado no Parque de Exposições, reuniu apaixonados por relíquias automobilísticas. Para aqueles que possuem e colecionam carros antigos, trata-se de uma paixão que vai além de meramente possuir um veículo antigo. Envolve uma profunda apreciação pela história automobilística, pelo design clássico e pela mecânica que definem esses veículos icônicos e épicos.
Além disso, os colecionadores de carros antigos desempenham um papel importante na preservação da história automobilística: eles mantêm viva a memória de modelos que, de outra forma, poderiam cair no esquecimento. A restauração e manutenção desses carros ajudam a documentar a evolução da indústria automobilística ao longo do tempo.
Organização
O Encontro de Carros Antigos foi realizado pela Asseturc (Associação das Empresas, do Turismo e do Artesanato de Resende Costa), idealizado e organizado por Cida Resende e Donizete Sousa, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico.
Dos elegantes modelos dos anos 50 aos icônicos Fuscas, o encontro reuniu uma diversidade de aproximadamente 300 veículos clássicos – sendo 261 inscritos vindos de diferentes partes do país, exibindo a rica história do automobilismo. Cida Resende ressalta o privilégio de fazer parte da organização do encontro de carros antigos. “Foi um privilégio para nós fazer parte da organização. Convivemos com desafios e descobertas por ser o primeiro evento, mas tudo valeu a pena porque foi uma organização muito tranquila. Só temos a agradecer a todos que nos apoiaram nesse projeto”.
Cida e Donizete Sousa detalham o número de inscritos e falam sobre o sucesso do evento. “Contamos com expositores não apenas de Resende Costa, mas também de diversas cidades, além de visitantes e da população da cidade que foram prestigiar o evento. Na semana seguinte, recebemos muitas mensagens de carinho e elogios. Acredito que cumprimos nosso projeto com sucesso. Muitos moradores de Resende Costa ficaram surpresos com a quantidade de carros antigos que o evento atraiu, principalmente por ser o primeiro encontro em nossa cidade. Recebemos muitos elogios dos expositores, que nos parabenizaram pelo café da manhã e pela organização que, segundo eles, foi excelente.”
O encontro contou também com uma exposição de quadros e miniaturas de carros antigos, banca de avaliação de placa preta, café da manhã para os expositores, praça de alimentação, brinquedos gratuitos para as crianças, sorteio de brindes, show e DJ.
Além da paixão pelos carros antigos, o evento teve um propósito muito nobre: todo o esforço da organização do encontro foi direcionado para a APAE, o que proporcionou uma experiência ainda mais significativa para os participantes. Ao todo, foram arrecadados aproximadamente 1 (uma) tonelada de alimentos e mais de R$ 1.000,00 em dinheiro.
Lucas Paulo, prefeito em exercício de Resende Costa, falou sobre como eventos como esse são importantes para o comércio e para a cidade em geral. “Esse evento é de extrema importância para o município e nos deixa felizes por dois motivos. O primeiro motivo é devido ao fato de o evento ter surgido de uma ideia da sociedade, com apoio do poder público. A ideia ter vindo de uma pessoa da cidade aumenta muito a chance desses eventos darem certo. Isso nos deixa bastante satisfeitos. E, segundo, por ser concluído com sucesso, ou seja, ter cumprido a expectativa da população. O encontro foi muito bem organizado. Quem veio ao evento gostou. Tenho certeza de que esse encontro permanecerá e, certamente, a prefeitura continuará apoiando eventos desse porte em nossa cidade.”
Edmar de Assis, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, também destacou o sucesso do encontro. “Ficamos muito surpresos com o encontro de carros antigos porque, por ser a primeira edição, ele trouxe uma gama de pessoas, de turistas, de participantes, inclusive de outros municípios, a Resende Costa. Não esperávamos que tivesse um público tão grande, uma participação tão expressiva das pessoas. Ficou a certeza de que tudo deu muito certo. Foi um evento bonito, muito bem organizado, com a presença muito grande de carros e de muitas pessoas da cidade e região”.
O secretário comenta o papel da organização e fala do retorno que um evento como o Encontro de Carros Antigos traz para o turismo no município. “Foi muito satisfatório e bonito ver o Parque de Exposições cheio de carros e de pessoas o dia inteiro. Os visitantes puderam contar ainda com boa música e, principalmente, com o preparo dos organizadores. Destaco que a Secretaria deu o apoio necessário para realização do evento. Acredito que os realizadores ficaram muito contentes com o resultado e já esperamos pelos próximos. Esse evento tende a crescer a cada ano e isso é ótimo para o turismo de Resende Costa. A meta da Secretaria de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico é aumentar o fluxo de turistas na cidade, porém não só em dias de eventos, mas também no dia a dia, favorecendo o comércio como um todo.”