30% dos eleitores de Resende Costa já fizeram o recadastramento biométrico

Cartório 232, localizado em Resende Costa, atende a mais três municípios: Coronel Xavier Chaves, São Tiago e Ritápolis


Política

Vanuza Resende0

Cartório Eleitoral de Resende Costa está realizando o Recadastramento Biométrico (Foto Vanuza Resende)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou rezoneamento eleitoral em todo o país. Promover a correção de possíveis distorções no quantitativo de zonas eleitorais, criar um modelo eficaz de atendimento ao eleitor e gerar economia (cerca de R$ 74 milhões anuais aos cofres públicos) são as justificativas do TSE para a medida.

Em Minas Gerais, com a extinção de 45 zonas eleitorais, 139 municípios foram rezoneados. É o caso dos municípios de São Tiago e Ritápolis, que eram atendidos pelo Cartório da 256ª Zona Eleitoral de São João del-Rei, e agora passaram a fazer parte da 232ª Zona Eleitoral, que já atendia os municípios de Resende Costa e Coronel Xavier Chaves.

O TSE estipulou que os cartórios da região Sudeste do Brasil deveriam ter no mínimo 17 mil eleitores. Os eleitores dos municípios mineiros de Resende Costa e Coronel Xavier Chaves somavam aproximadamente 13 mil. Paula Dias, chefe do Cartório Eleitoral de Resende Costa, explica como foi feito o rezoneamento. “Em São João del-Rei existiam dois cartórios, o 328 e o 256, que atendiam São João del-Rei e algumas cidades da região. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) fez um estudo e achou por bem pegar um desses cartórios, o 256, que já atendia a muitas cidades, e redistribui-las para os cartórios que já estavam instalados em outras cidades. Então, nós recebemos São Tiago e Ritápolis, e conseguimos atingir o eleitorado que precisava. Hoje, a gente deve ter por volta de 25 mil eleitores”.

As zonas eleitorais extintas foram transformadas em postos de atendimento - medida que poder ser definitiva ou temporária. Portanto, os eleitores de São Tiago e Ritápolis podem ser atendidos tanto em São João del-Rei quanto em Resende Costa, conforme explica Paula: “Em São João del-Rei, esse cartório ainda tem estrutura e o TRE achou que nesse momento de adaptação seria conveniente manter o atendimento de Ritápolis e de São Tiago lá também. Então, eles podem vir no cartório de Resende Costa ou são atendidos normalmente em São João del-Rei, no antigo cartório, com a nossa supervisão aqui”.

 

Recadastramento biométrico

Desde junho de 2017, Resende Costa conta com o processo de recadastramento biométrico. Apesar dos eleitores atendidos pelo Cartório Eleitoral da cidade ainda não serem obrigados a fazer o recadastramento, todos estão convidados a fazê-lo, tornando as eleições ainda mais seguras. O recadastramento biométrico é também uma oportunidade de atualizar dados, conforme explica Paula: “Nós estamos tendo oportunidade de corrigir documentos ainda da primeira troca de título, que foi feita em 1986. De vez em quando, alguém ainda aparece aqui com título do modelo antigo. É raríssimo, mas aparece. Esses títulos com fotos foram substituídos por esse modelo verdinho, que é o que a gente usa até hoje. Além disso, estamos tendo a oportunidade de atualizar os dados dos eleitores, como mulheres com nome para casadas, endereços e a coleta dos dados biométricos, fotos e digitais, o que torna a eleição muito mais segura”.

De acordo com o relatório do TRE, acessado em 15 de janeiro último, dos 9.113 eleitores de Resende Costa, 2.750 (30,21%) já fizeram o recadastramento. Para a chefe do Cartório Eleitoral 232, esse número superou as expectativas. “Isso é muito alto, porque nós começamos a trabalhar em junho. Então, para nós, isso é muito bom, superou as expectativas”. Paula acredita que a biometria deve alcançar mais da metade do eleitorado de Resende Costa em 2018.

Para casos de desobrigação de votos, ou seja, pessoas acima de 70 anos ou eleitores analfabetos, a biometria não é obrigatória, mas pode ser feita normalmente. Paula esclarece outras dúvidas acerca do processo de recadastramento. “Principal dúvida: É obrigatório?! Não, não é obrigatório. Se eu não fizer, meus documentos serão cancelados?! Não. Rolou boatos na internet falando que pagaria multas se não tivesse feito o recadastramento, os documentos seriam cancelados... Então a gente esclarece: Não é obrigatório, não tem pagamento de multa, não vai cancelar documento de ninguém. As pessoas estão sendo convidadas a vir, mas, ainda não é preciso que elas venham de maneira obrigatória”.

 

Evite filas, agende o seu horário

Uma das novidades do recadastramento é a possibilidade de agendamento pelo disk eleitor 148 – preço de uma ligação local - ou pelo site do TRE. Desde o final de dezembro de 2017, as pessoas já estão agendando o horário e facilitando o serviço do cartório. “A pessoa, por exemplo, que trabalha é sempre atendida no horário que ela marca. Quando a gente começou, o TRE não tinha disponibilizado o agendamento para cidades com cartórios menores, porque não era obrigatório e acreditava-se, assim, que não teria tanta procura. No entanto, o recadastramento biométrico foi um sucesso e as pessoas começaram a vir no mesmo horário. Por isso, foi liberado o agendamento”, explica Paula.

O processo é rápido, 15 minutos são suficientes para atualizar os dados, e com o agendamento fica ainda mais tranquilo. “É cômodo, é bom para nós e para o eleitor. Deixa o nosso atendimento com qualidade. Eu acredito que é uma coisa que precisa ser feita”, afirma Paula Dias.

Devido às eleições de 2018, o atendimento vai até o dia 9 de maio, 150 dias antes da eleição. Os serviços destinados aos eleitores voltarão no dia 5 de novembro. Quem fizer a biometria já poderá vota com o novo método. Quem ainda não tiver feito o recadastramento votará através do antigo sistema.

 

Biometria em outros municípios atendidos pelo Cartório 232

Coronel Xavier Chaves tem 5,66% do eleitorado recadastrado. De acordo com Paula Dias, esse número deverá aumentar nos próximos meses. Os funcionários do Cartório Eleitoral de Resende Costa agendarão visitas aos municípios atendidos pelo cartório, com o objetivo de facilitar o recadastramento do eleitor. Em Ritápolis, quase a metade (49,46%) do eleitorado já fez o recadastramento biométrico. Em São Tiago, o percentual é menor (26%). Esses municípios já contavam com a biometria há alguns anos, uma vez que eram atendidos pelo Cartório Eleitoral 256 de São João del-Rei.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário