“A Casa dos Livros” chega às freguesias de Vila do Porto na ilha de Santa Maria


Cultura

José Venâncio de Resende0

Projeto de minibibliotecas “A Casa dos Livros” (foto: Câmara Municipal de Vila do Porto).

O projeto de minibibliotecas “A Casa dos Livros” chega este mês a todas as freguesias do concelho (ou município) de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, Açores portugueses. Trata-se de um projeto educativo e cultural que visa tornar os livros e a literatura acessíveis a toda a população, de forma simples, democrática e descentralizada, através da instalação de minibibliotecas comunitárias em todas as freguesias do concelho.

A iniciativa do Município de Vila do Porto é dinamizada pela Biblioteca Municipal com a colaboração das Juntas de Freguesia. “A Casa dos Livros” acompanha os mais recentes programas de promoção do livro e da leitura implementados em várias cidades nos mais diversos países.

O projeto assenta no conceito de “Levar, doar, ler e devolver”, sendo que a minibiblioteca é de livre acesso, sem presença de funcionário, sem multas ou prazos da devolução. A sustentabilidade do projeto assenta na confiança e na cidadania responsável.

Nas minibibliotecas, os leitores poderão encontrar livros de diversos estilos e temáticas, dirigido a adultos, crianças e jovens, em língua portuguesa e estrangeira. O acervo de livros é garantido pela Biblioteca Municipal, mas todos os cidadãos são convidados a doar livros, diversificando a oferta e dando ao projeto uma dimensão colaborativa e verdadeiramente comunitária. 

“A Casa dos livros” é mais um passo na implementação da política cultural, do atual executivo no âmbito da ação descentralizada “Cultura em movimento”. 

Fonte: http://www.cm-viladoporto.pt/SITE/projectos/ver.php?id=2550 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário