A festa de Nossa Senhora do Rosário e a tradição dos congados

O primeiro fim de semana de novembro em Resende Costa foi, mais uma vez, marcado pelos cantos, cores e cultura dos grupos de congadeiros que participam da tradicional Festa de N. Sra. do Rosário


Vanuza Resende


Movimento de pessoas na praça Coronel Souza Maia no domingo, 5, Dia Maior da festa (foto Vanuza Resende)

A imagem de Nossa Senhora do Rosário descia as escadas da igreja que leva o seu nome, enquanto o som dos sinos se misturavam com os dos instrumentos tocados pelos grupos de congados que manifestavam a sua fé à Virgem Maria. Debaixo de um sol forte, um dos tradicionais cantos à Nossa Senhora era entoado: “Ave, cheia de graça! Ave, cheia de amor! Salve a mãe de Jesus! Rogai, rogai por nós!” Acompanhada por centenas de fiéis, a imagem de Nossa Senhora do Rosário era levada em procissão pelas ruas da cidade. Uma procissão de fé e de muita cultura, com a presença dos grupos de congado, moçambiques e catupés.

Em 2023, a programação social e cultural da Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, se tornou possível a partir da criação de uma Comissão Organizadora formada por representantes da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, Prefeitura Municipal e grupos de congados de Resende Costa.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, André Eustáquio, comentou sobre a festa, cujo Dia Maior foi o 5 de novembro, domingo. “Neste ano, participaram da nossa festa cerca de 13 ternos de congados, moçambiques e catupés. A participação deles é primordial para a realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Trazendo suas tradições, costumes, raízes e culturas, os ternos de congado abrilhantam a festa, que é marcada pela cultura religiosa popular e pelo sincretismo. Além disso, a presença dos grupos de outras cidades reforça a amizade entre os congados de Resende Costa e os visitantes.”

O secretário informou que uma das formas de apoiar os grupos de congado da cidade é oferecer transporte a eles, para que possam participar de festas em outras localidades. Esse apoio incentiva a vinda dos congadeiros de outras cidades à festa de Resende Costa. “Os ternos de Resende Costa também participam, durante o ano, das festividades do Rosário e de encontros de congados em outras cidades, fortalecendo o intercâmbio e a amizade cultural que nos unem”, reforçou André.

Rogério Lúcio de Faria e Romeu Silva Vale, representantes da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França na Comissão Organizadora da Festa de Nossa Senhora do Rosário 2023, destacaram que a cultura afro e os congados formam, além da religiosidade, a tradição que envolve a festa. “Na apresentação das bandas de congado, destacamos a participação de idosos e crianças que levaram o público presente a um êxtase emocional”. Os representantes da Paróquia esclarecem que “a festa do Rosário é um evento em que a Igreja local participa exclusivamente da parte religiosa. Os eventos sociais/culturais, como shows, barracas etc., são de responsabilidade da organização do evento que, neste ano, ficou com o grupo de congado São Cosme e Damião, de Resende Costa”.

 

Congado São Cosme Damião e Nossa Senhora do Rosário

Entre os grupos de congados, o de São Cosme Damião e Nossa Senhora do Rosário estava em casa. O Capitão Fernando César de Oliveira, o Fernando Pacote, que está à frente do grupo, conta sobre sua ligação com o congado. “Desde os meus seis anos sou ligado ao congado. Eu dançava com o antigo João Jacaré, o Capitão Vino, entres outros. Na época em que começou a Festa do Rosário em Resende Costa, havia até aquelas argolinhas nas quais o pessoal disputava o primeiro, o segundo e o terceiro lugar”, lembra o Capitão do Terno.

O primeiro congado de que Fernando fez parte foi o extinto Nossa Senhora Aparecida. “Eu comecei a participar aqui com o grupo de congado de Nossa Senhora Aparecida, mas o pessoal começou a ficar desanimado e ele acabou. Foi então que montei o São Cosme e Damião, que é hoje Nossa Senhora do Rosário e São Cosme Damião. Já tem cerca de 20 anos que estou à frente do grupo. Começou quando meus filhos ainda eram crianças. Eu montei o congado São Cosme Damião para eles e para atrair as crianças para o grupo”.

Fernando explica as participações dos ternos nas missas congas. “Cantamos as músicas durante a missa conga, tudo direitinho, mas outros ritos a gente não faz. Quem faz são outros grupos: os moçambiques. Aqui na região, temos o grupo de Passa Tempo e de São João del-Rei. Mas nós vamos acompanhando a procissão junto com os demais grupos”.

Entre fé, orações e apresentações, os congados fazem a diferença na festa, como comenta o secretário de Cultura André. “Sem a riqueza cultural e folclórica, genuínas dos congados, e a belíssima e piedosa devoção à Nossa Senhora do Rosário, a festa não existiria”. Ele pondera sobre a presença do comércio popular nos dias da festa. “O comércio complementa a programação social do evento. Porém, o essencial é a participação ativa dos ternos, congados, moçambiques e catupés louvando à Virgem do Rosário”.

 

Impacto no turismo

No domingo, dia 05 de novembro, Dia Maior da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Resende Costa, as ruas no entorno da Praça Coronel Souza Maia (Praça do Rosário) estavam todas tomadas por veículos estacionados, mostrando o grande número de visitantes e de moradores locais que foram prestigiar a festa. Os ônibus que fazem o trajeto Resende Costa – São João del-Rei também estavam lotados, com a presença de inúmeros moradores de cidades vizinhas que aqui vieram, em especial Coronel Xavier Chaves e São João del-Rei. O secretário André destaca o aumento no número de visitantes na cidade no dia da Festa do Rosário. “Constatei neste ano a presença de inúmeros visitantes e turistas em Resende Costa, especialmente no Dia Maior da Festa, 5 de novembro. É evidente que os turistas vêm atraídos pela programação religiosa e cultural da festa. E a atração maior são realmente os congados, que dançam, rezam e fazem seus louvores em honra à Nossa Senhora do Rosário”, observa.

 

Preservar, fortalecer e divulgar a Festa de Nossa Senhora do Rosário

Com o aumento de turistas e participantes a cada ano, André avalia que o principal papel da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer é manter vivas as tradições da festa. “É notório o envolvimento da população nas celebrações da Festa do Rosário. Além da devoção popular à Nossa Senhora do Rosário, é uma festa que atrai muita gente devido às tradições dos congados e, em Resende Costa, há também o comércio das barraquinhas. Eu resumiria dizendo que o povo gosta muito da nossa Festa do Rosário, que vem se consolidando, a cada ano, como um importante e tradicional evento religioso, cultural e social em nossa cidade. Precisamos, todos, preservar a festa e trabalhar unidos para não a deixarmos enfraquecer. É um evento que une religiosidade e cultura. Aí está a beleza e a riqueza dessa festa”.

A chuva, que costuma marcar presença na festa, interrompendo a programação em alguns anos, desta vez não apareceu, o que aumentou ainda mais o fluxo de participantes durante as celebrações. André faz um balanço positivo da Festa de Nossa Senhora do Rosário de 2023. “Quero parabenizar os membros da Comissão Organizadora da festa pelo incansável trabalho antes, durante e depois dos dias do evento. Sem a dedicação voluntária dos membros da comissão, a festa não aconteceria. A festa de Nossa Senhora do Rosário atrai muita gente e vem se tornando, a cada ano, um grande evento. Com isso, surgem também novos desafios e problemas a serem solucionados. Mas avalio que neste ano conseguimos organizar melhor e criamos um formato interessante para a festa, o qual, se aprimorado, poderá contribuir para a sua melhor organização”, finaliza.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário