Câmara Municipal de Lagoa Dourada propõe palestras ou cursos sobre compostagem doméstica


Cidades

José Venâncio de Resende0

fotoVista panorâmica de Lagoa Dourada (foto: Matheus Scaldini).

O poder executivo municipal de Lagoa Dourada – na microrregião dos Campos das Vertentes com sede em São João del-Rei – poderá promover “palestras ou curso sobre as técnicas de compostagem doméstica, desenvolvendo uma cartilha informativa para distribuição gratuita, sobre esta importante forma de reciclagem e redução significativa do volume de lixo produzido nas residências, proporcionando a produção de material rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais para utilização em hortas e jardins”.

Iniciativa do vereador Vinícius Cristiano V. de Resende, a “Indicação” foi aprovada, em 18 de março, por unanimidade, pela Câmara Municipal. E agora só depende da manifestação do chefe do Poder Executivo Municipal, que decidirá se acata (ou não) a sugestão do vereador. 

Na justificativa da Indicação de no 11/2019, o vereador explicou que a medida leva “em consideração a importância e a necessidade de oferecer conhecimento técnico para produzir fertilizantes de forma natural e gratuita, com o uso de composteiras, estimulando a decomposição de materiais orgânicos, lixos provenientes de restos de origem vegetal e animal”.

“A compostagem doméstica orgânica reduz o volume de lixo produzido e a emissão de gases do efeito estufa”, prossegue. Trata-se de “um processo biológico natural de valorização da matéria orgânica, sendo considerada um tipo de reciclagem, transformando o lixo em húmus, um material fértil e muito rico em nutrientes, utilizado como adubo orgânico, evitando assim, o uso de fertilizantes sintéticos”.

Além disso, considera que “Desenvolver a técnica da compostagem em nossas residências é um incentivo à conscientização ambiental, além de poder proporcionar alguma renda com a venda do húmus produzido ou mesmo de minhocas”.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa Dourada

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário