Coronel Xavier Chaves quer implantar projeto educacional inovador

Enquanto isso, não houve acordo entre Tiradentes e São João del-Rei para manter o projeto pedagógico da EM João Pio, nas Águas Santas.


Educação

José Venâncio de Resende0

EM Sebastião Patrício Pinto, referência na região.

O município de Coronel Xavier Chaves está analisando a possibilidade de implantar o projeto educacional inovador, inspirado na famosa Escola da Ponte de Portugal. A revelação é do prefeito Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto e da secretária de educação, Aparecida Fátima de Almeida Resende. “Agora, vamos amadurecer a ideia”, diz o prefeito.

Aparecida Resende considera interessante o modelo da Escola da Ponte, inclusive porque se trabalha de forma intensa valores como responsabilidade, autonomia, prática democrática e solidariedade. Entretanto, para a sua implantação, ela aponta restrições como o pequeno número de alunos por professor (tutor) e a necessidade de se ter um corpo docente treinado na nova metodologia. Isto, na sua visão, vai exigir organização e planejamento de maneira a compatibilizar a proposta com a estrutura do modelo tradicional.

Segundo a secretária, a Escola Municipal Sebastião Patrício Pinto está dando um passo importante ao retomar este ano (já funcionou em 2014 e 2015) o programa federal Mais Educação, agora com a denominação “Novo Mais Educação”. Participarão deste programa 60 alunos, que vão permanecer período integral na escola (dividido entre aulas e oficinas/tarefas escolares).

Aparecida Fátima assinala que a EM Sebastião Patrício Pinto é considerada uma referência na região, devido à sua qualidade no ensino e à boa infraestrutura (sala de informática, auditório, consultório odontológico, quadra coberta e refeitório). Além de Coronel Xavier Chaves, a escola recebe alunos do povoado do Glória (Ritápolis), de César de Pina (Tiradentes) e mesmo de São João del-Rei.

Em João Pio

Em Tiradentes, o projeto pedagógico inovador da Escola Municipal João Pio, que funcionava nas Águas Santas, está interrompido. Não houve acordo entre as administrações municipais de Tiradentes e São João del-Rei para que a escola funcionasse em tempo integral no modelo da Escola da Ponte - uma exigência do projeto – como ocorria desde 2014.

Em reunião no dia 17 de Março, a secretária de educação de São João del-Rei, Cíntia Leite, anunciou que não seria possível formalizar a parceria entre os dois municípios devido a dificuldades de ordem jurídica. Esta era uma exigência da administração municipal de Tiradentes.

A secretária de educação de Tiradentes, Nancy Malta, presente na reunião, e o prefeito do município José Antônio do Nascimento, apontam restrições de ordem financeira para não manter o projeto. Além disso, alegam que a maioria dos alunos é de São João del-Rei.

Informações a que o Jornal das Lajes teve acesso dão conta de que haverá em breve uma reunião da secretária de educação, e possivelmente do prefeito, de Tiradentes com professoras e pais, para discutir os rumos da EM João Pio.

O ex-prefeito de Tiradentes, Ralph Justino, que também esteve na reunião, diz que ainda não perdeu a esperança. Ele promete trabalhar como voluntário para que a região venha a ter pelo menos quatro a cinco escolas com o perfil da Escola da Ponte.

Ralph cita o interesse dos prefeitos de Coronel Xavier Chaves e de Carrancas, e diz que se colocou à disposição deles para ajudar na implantação do projeto. Além disso, ele espera que o projeto da EM João Pio não seja abandonado e que São João del-Rei possa criar o seu próprio projeto. “Por que não no Giarola?”

Um número maior de municípios com projetos pedagógicos desta natureza facilitaria inclusive o treinamento de professores, já que a metodologia exige um outro perfil de profissional, admite Ralph. Ele revela que já conversou com a equipe do Projeto Âncora, de Cotia (SP), que estaria disposta a fazer este treinamento.

O Projeto Âncora é uma escola básica, mantida por uma organização não-governamental, que trabalha o aprendizado autônomo dos alunos e forma comunidades de aprendizagem, baseados no modelo de educação integral da Escola da Ponte.

LINKS RELACIONADOS:

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/ameacado-o-futuro-do-projeto-inovador-da-em-joao-pio-nas-aguas-santas/2142

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/em-defesa-do-projeto-educacional-da-em-joao-pio/2131

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/com-quase-40-anos-escola-da-ponte-continua-sendo-exemplo-para-o-mundo-/1675/

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário