Da Europa para Resende Costa: violinista se apresenta no lançamento do livro “Cidades e Resendes”

Leonardo Feichas fará recital sobre a obra do compositor barbacenense Flausino Valle.


Cultura

Da redação 0

Leonardo em recital na Universidade de Vigo, Espanha (fotos cedidas pelo músico).

Depois de recente turnê por três países europeus, o violinista mineiro Leonardo Feichas fará um recital em Resende Costa, no dia 14 de março a partir das 20h, por ocasião do lançamento do livro “Cidades e Resendes” do jornalista José Venâncio de Resende. É a primeira vez que o músico, natural de Itajubá e maior especialista da atualidade em Flausino Valle, se apresentará na região do Campo das Vertentes.

Leonardo realizou concertos na França, na Espanha e na Itália onde interpretou a obra do músico barbacenense Flausino Valle, que consta de 26 prelúdios para violino solo, retratando a imitação de sons ambientes, como uma porteira de fazenda, passarinhos, carro de boi e viola caipira. Durante a turnê, o músico se apresentou com o violino que pertenceu a Flausino Valle, que é considerado o “Paganini brasileiro”.

O primeiro concerto de Leonardo foi na Sorbonne Université, em Paris, dentro da programação do Colloque international du Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (GRMB/IReMus) Musique et Globalisation I: Europe-Amérique latine. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de Janeiro, sendo que o recital-conferência de Leonardo foi no primeiro dia.

Já o segundo concerto foi realizado na Universidade de Vigo, na Galiza (Espanha). Na ocasião, Leonardo combinou a interpretação de 15 prelúdios de Valle com a apresentação de alguns resultados de pesquisa que fazem parte do seu doutoramento em Artes Musicais nas Universidades de Campinas e Nova de Lisboa.

Os dois outros concertos foram realizados, respectivamente, na Embaixada brasileira em Roma (Itália), no dia 12 de Fevereiro, e na Universidade de Granada (Espanha) no dia 19 de Fevereiro.

Em Resende Costa

A convite do jornalista José Venâncio, Leonardo estará em Resende Costa no dia 14 para uma apresentação especial. “Para mim é uma dupla satisfação: ter a presença no meu lançamento de um músico da importância e qualidade do Leonardo e ter o privilégio de ser seu amigo. Para os resende-costenses, é uma oportunidade de ouro de conhecer a obra do Flausino Valle na interpretação do seu maior especialista na atualidade.”

Além de violinista, Leonardo é professor de música na Universidade Federal do Acre.

O lançamento

Livro: “Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde”

Dia: 14 de março, às 20h

Local: Teatro Municipal – Av. Prefeito Ocacyr Alves de Andrade, S/N, Centro

Parceria: Irmãs Filhas de São Camilo

Apoio: Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo)
Preço promocional: R$ 30,00 (50% para o Hospital e o Lar São Camilo)

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário