Diocese de São João del-Rei anuncia criação de duas paróquias e transferência de sacerdotes


Religião

André Eustáquio0

Padres Rodrigo Coimbra (esq.) e Adriano Tércio assumirão novos trabalhos na Diocese de São João del-Rei (Foto Leticia Resende, Facebook)

A Diocese de São João del-Rei confirmou, por meio de uma circular do bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart, publicada no dia 11 de dezembro de 2017, a criação de duas paróquias e a transferência de alguns sacerdotes, entre eles padre Rodrigo Coimbra Ladeira, atual vigário paroquial de Resende Costa, e o resende-costense padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, atual pároco de Ingaí.

As duas novas paróquias recém-criadas estão localizadas em São João del-Rei, no distrito do Rio das Mortes (Paróquia de Santo Antônio e da bem-aventurada Nhá Chica) e em Lavras (Paróquia de São Judas Tadeu). Na circular enviada ao clero diocesano e publicada no portal da Diocese, dom Célio justifica a criação das novas paróquias: “Há muito falávamos da necessidade da criação de uma paróquia em Rio das Mortes, por motivos pastorais e pelo fato do distanciamento do povoado com a sede da Paróquia de São José Operário do Tijuco. Depois aconteceu o fato da beatificação de Nhá Chica. Um motivo a mais para darmos ela o título de copadroeira da nova paróquia. A paróquia terá aproximadamente 4.000 pessoas, abrangendo quatro comunidades rurais além da sede do distrito do Rio das Mortes. Essa paróquia ficará sob a responsabilidade do reitor do Seminário Propedêutico São Tiago, e os seminaristas do curso Propedêutico farão ali sua presença pastoral, acompanhada pelo reitor e pároco”. De acordo com o comunicado, a instalação da paróquia e a apresentação do pároco, padre Geraldo Sérgio França, acontecerão no dia 06 de fevereiro de 2018.

Em relação à Paróquia de São Judas Tadeu, em Lavras, dom Célio chamou a atenção para o crescimento populacional da cidade. “A cidade de Lavras tem crescido muito nestes últimos anos. As paróquias possuem áreas enormes. Com os párocos e vigários paroquiais neste período em que estou na Diocese, temos estudado várias possibilidades de criação de mais paróquias na cidade. Assim, apresentamos ao Conselho (Presbiteral) a proposta elaborada pelos párocos e vigários paroquiais e aprovamos a criação da Paróquia de São Judas, a ser desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, que a partir da igreja de São Judas tem um enorme território abrangendo novos conjuntos residenciais, com a população aproximadamente de 13.000 pessoas. A comunidade de São Judas Tadeu está muito motivada em acolher esta proposta e disposta ao trabalho. No momento, não será criado o Santuário de São Judas Tadeu, por não preencher as exigências necessárias, mas, no futuro, se Deus quiser, isto será também uma realidade, para alegria de todos nós”. A data de instalação da nova paróquia e a apresentação do pároco será dia 28 de fevereiro, dia da Novena Perpétua de São Judas.

 

Transferências e nomeações

A criação das duas novas paróquias exigiu a nomeação de párocos, abrindo, assim, possibilidade de transferências. A Paróquia de São Judas Tadeu terá como primeiro pároco, padre Nélio José dos Santos, atual pároco e reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis. Padre Nélio será substituído pelo padre Adriano Tércio Melo de Oliveira que, além de pároco e reitor do Santuário de Santa Rita, será nomeado chanceler da Cúria Diocesana.

Padre Rodrigo Coimbra Ladeira deixará de ser vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa, e será empossado novo pároco da Paróquia de São Sebastião e São João Batista, em Ingaí, substituindo o padre Adriano Tércio. O diácono Plínio Ataíde da Silva Almeida, que será ordenado sacerdote no dia 27 de janeiro, será o novo vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, auxiliando o pároco padre Fábio Rômulo Reis.

 

Fonte: Jornalista Lucas Silveira – Portal da Diocese de São João del-Rei.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário