Duas freguesias, quatro bandas de música, uma irmandade


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoMúsica em dose dupla (foto extraída do facebook de Aires Ferreira).

Em Portugal, a música uniu as freguesias de S. Cipriano, em Resende, e de Fermentelos, em Águeda. Conhecida como a Aldeia da Música, São Cipriano assinou, em 7 de maio, protocolo de geminação (freguesias-irmãs) com Fermentelos, a Vila da Música. Ambas partilham o fato de terem duas bandas filarmônicas com o mesmo nome, segundo Aires Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de São Cipriano. 

Tanto em São Cipriano quanto em Fermentelos existem as bandas a “Velha” e a “Nova”. Além disso, as duas localidades têm “dois ranchos folclóricos”. “E eles têm um gosto pela música tradicional portuguesa e nós também. Então achamos engraçado partir para a geminação”, disse Aires Ferreira ao Jornal do Centro, de Viseu. “Vamos tentar fazer estágios entre músicos de Fermentelos e de São Cipriano e intercâmbio entre as juntas para que possamos engrandecer.”

Além da música, outras vantagens apontadas para o estreitamento das relações são a gastronomia e o turismo. “Na gastronomia, a especialidade deles é o leitão, enquanto temos o anho assado e podemos partilhar”, completou Aires Ferreira.  

Mais informações e fotos em https://www.facebook.com/taxiferreira

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário