"Alterações climáticas" no radar da Universidade de Coimbra que completa 730 anos


Ciência e Tecnologia

José Venâncio de Resende0

Moeda de 2 euros comemorativa aos 730 anos da UC - Portugal.

A Univerdade de Coimbra (UC), em Portugal, completa 730 anos voltada para o futuro, podendo vir a “liderar no combate às alterações climáticas”, na opinião do médico e empreendedor Nuno Freitas. “Aliando conhecimento, inovação e investimento, podemos gerar valor, reter talento e impulsionar a nossa economia.”

Segundo Freitas, o Instituto Pedro Nunes (IPN) em Coimbra é a casa de duas empresas citadas pela Startup Portugal, a ECO2Blocks e a EP Circle (Alphabet Sphere), como exemplos de inovação no desenvolvimento de soluções verdes para um futuro mais sustentável. O IPN, criado por iniciativa da UC em 1991, é uma instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

O problema das alterações climáticas ficou para segundo plano com o mundo focado no combate à Covid-19. Mas as ameaças relacionadas com a emergência climática continuam bem reais: subida do nível das águas, fenómenos meteorológicos extremos, extinção de espécies, ameaças à produção de alimentos e à saúde humana, entre outros.

Os empreendedores portugueses não baixaram os braços e continuam a desenvolver produtos e serviços inovadores que contribuam para um futuro mais sustentável e ecológico. Assim, já existem soluções portuguesas para ajudar no combate às alterações climáticas.

Entre estas empresas, podem ser citadas: Noocity (capacitar agricultores urbanos para cultivar alimentos em qualquer lugar, de forma prática, eficiente e ecológica); Planetiers (mercado online sustentável); Bios (cultivo de plantas utilizando fluxos de energia desperdiçados que reduzam a pegada de CO2 através duma tecnologia circular); Flow (gestão de veículos, estações de carregamento de veículos elétricos e utilizadores finais em vários softwares e implementações de serviços em empresas e comunidades); The Bam&Boo Toothbrush (escovas de dentes de bambu feita de 95% de fontes renováveis e 95% biodegradável); eCO2Blocks (desenvolve e produz materiais de construção sustentáveis, como blocos de construção feitos a partir de resíduos e água não potável); EP Circle (tornar os serviços de certificação energética mais simples, rápidos, precisos e confiáveis; Builtrix (tornar os dados de energia acessíveis e compreensíveis para todos, ajudando a melhorar a gestão de água e energia, o desempenho operacional e a saúde financeira dos edifícios); Live Electric Tours (foco em turismo: experiência de self-drive em viaturas 100% elétricas para turistas equipadas com internet e uma câmara que permite partilhar toda a experiência em direto nas redes sociais).

Moeda comemorativa

Circula a partir de 1º de setembro em Portugal nova moeda corrente, com valor facial de 2 euros (cerca de R$ 13,00), em comemoração aos “730 Anos da Universidade de Coimbra”. Para assinalar este importante marco histórico, a Casa da Moeda cunhou uma moeda de autoria do escultor José João de Brito. A moeda será distribuída ao público por instituições de crédito e tesourarias do Banco de Portugal.

A nova moeda tem uma particularidade, segundo explicação do autor. “Há uma associação porque o rei (D. Dinis) era poeta… E, não sei porquê, eu fui buscar uma poesia já dos nossos tempos. A poesia concreta são poesias que os poetas fazem em que, com as palavras, constroem formas. E eu baseei-me nisso para fazer o desenho do perfil da cidade de Coimbra que claro que é encimado pela torre da Universidade. Depois eu acrescentei um triângulo para marcar o edifício da Biblioteca Joanina, uns triângulos para sugerir os telhados… Há um triângulo que está em equilíbrio instável que, para mim, não o disse a ninguém, é uma homenagem às casas onde vivem os estudantes… É o chamado Palácio da Loucura, que é uma República de Coimbra.”

«Scientiae Thesaurus Mirabilis» é o nome do documento assinado pelo rei D. Dinis, em 1290, e reconhecido pelo Papa Nicolau IV nesse mesmo ano, que criou os Estudos Gerais e deu origem à Universidade de Coimbra, responsável, ao longo dos tempos, pela formação das elites nacionais e pela evolução e consolidação da cultura científica em Portugal, na Europa e no mundo.

Atualmente, a UC é frequentada por estudantes do mundo inteiro, principalmente brasileiros.

FONTES:

Facebook Nuno Freitas - https://www.facebook.com/mdnunofreitas/

Da agricultura urbana ao turismo sustentável. As startups portuguesas na linha da frente no combate às alterações climáticas - https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/da-agricultura-urbana-ao-turismo-sustentavel-as-startups-portuguesas-na-linha-da-frente-no-combate-as-alteracoes-climaticas?fbclid=IwAR3HHs-xzbUqEQyMoAU_FM9EsrkGrr_EiyDhMaiyeMraK8_bz9RoXOC3oNI

Casa da Moeda - https://www.facebook.com/INCMMoedas/ 

República Real Palácio da Loucura - https://www.facebook.com/Real-Rep%C3%BAblica-Pal%C3%A1cio-da-Loucura-471724023031467

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário