"Sala Mineira do Artesão", agora em São João del-Rei


Agência de Notícias

José Venâncio de Resende 0

Antiga Estação Ferroviária de Chagas Dória (Foto: José Antônio de Ávila).

A cidade de São João del-Rei acaba de ganhar a “Sala Mineira do Artesão”, que passa a funcionar na antiga Estação Ferroviária de Chagas Dória, localizada na Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Isto foi possível porque a estação foi recuperada depois de 52 anos abandonada.

A Sala do Artesão não apenas será um ponto importante de venda de artesanato na cidade como também fornecerá a Carteria Nacional dos Artesãos, que até então era feita em Belo Horizonte. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Fróis, esta conquista representa um reconhecimento para a classe. “Estamos muito satisfeitos. Foi tudo feito com muito empenho e agora a sala funcionará para que os artesãos exponham seus trabalhos. Estamos trabalhando também para que o trem volte a parar neste ponto, mas ainda é uma questão para o futuro”.

A Estação Chagas Dória foi inaugurada em 1911. Segundo o historiador Ulisses Passarelli, a estação surgiu devido ao grande fluxo comercial no bairro Matosinhos em 1908. “Ali havia várias indústrias e era um lugar muito procurado para tratamentos de saúde. Em 1911, a Estação Chagas Dória foi fundada e passou por diversas modificações ao longo dos anos, mas com a queda das ferrovias, foi ficando abandonada até a parada total”.

A Sala Mineira do Artesão funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e de 12h às 17h. A responsável pelo local será a funcionária da Secretaria de Cultura Anarlandi Fuzzatto. Ela fez um curso em Belo Horizonte realizado pela Seedif (Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais) para a orientação deste ofício.

Anarlandi também é artesã. “Sou artesã desde pequena, aprendi com a minha mãe. Quando comecei a trabalhar com a Seedif, fiquei mais empolgada e voltei a produzir. Agora responsável pela sala, vejo o quanto este ofício é gratificante. É um reconhecimento e lembrança de como o ser humano pode produzir coisas tão bonitas”.

O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professor Sérgio Augusto, destacou a importância da parceria da universidade com o artesanato. “Temos como projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) apoiar causas relacionadas ao artesanato. Essa parceria é muito importante para todos os envolvidos, visto que permite uma maior união com todos os órgãos, que se ajudam mutuamente”.

Fonte: VAN UFSJ - http://www.vanufsj.jor.br/sala-do-artesao-e-inaugurada-na-estacao-chagas-doria/

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário