Munique recebe IV Seminário de estudos sobre Imigração Brasileira na Europa

Brasileiros oriundos de diferentes países participam de mesas redondas, debates e eventos culturais.


Agência de Notícias

José Venâncio de Resende0

Seminário será na Universidade Técnica de Munique

A crise migratória e seu impacto na comunidade brasileira será um dos temas do IV Seminário de estudos sobre Imigração Brasileira na Europa, que acontece no período de 25 a 27 de novembro em Munique,  Alemanha. A realização do evento, no Centro de Línguas da Universidade Técnica de Munique, será possível graças à cooperação entre a Associação Linguarte e.V. e a Universidade Técnica de Munique/Universidade Friedrich-Alexander Nuremberg/Erlangen.

O seminário tem como objetivos permitir a troca de conhecimentos em relação a questões sociais, culturais, econômicas e políticas, entre outras; incentivar o desenvolvimento de trabalhos sobre a migração brasileira na Europa, bem como mais conhecimento da realidade desse grupo; produzir material de referência sobre os últimos estudos que estão sendo desenvolvidos sobre a migração brasileira na Europa; e contribuir para a criação de políticas e ações públicas para melhorar o cotidiano dos brasileiros na Europa.

O primeiro seminário foi realizado na Espanha em 2010. A segunda edição ocorreu em Portugal em 2012. E o terceiro encontro aconteceu na Inglaterra em 2014.

Durante três dias, serão realizadas mesas redondas, debates e eventos culturais, com a presença de brasileiros oriundos de vários países. Jamile do Carmo e Britta Mönch-Pingel (de Nuremberg) participarão do evento cultural “A bagagem”, no primeiro dia do seminário.

Ana Souza (Reino Unido), pela Oxford Brookes, vai participar da mesa redonda “Reflexões sobre o impacto da crise migratória nas comunidades brasileiras”, ao lado dos professores Katia de Abreu Chulata (Universidade “G. d´Annunzio” de Chieti-Pescara, Itália), e Leonardo Cavalcanti (Universidade de Brasília).

Na mesa “Práticas culturais e literatura”, Denise Castro (Linguarte) vai apresentar comunicação oral sobre “Livros: o poder do resgaste cultural”, questionando por que o brasileiro imigra, mas nem sempre os livros o acompanham.

Da mesa “Português como Língua de Herança”, vão participar Ana Luiza de Souza (Casa do Brasil de Florença), Camila Lira (Linguarte) e Jael Correa Correa (Granada, Espanha), entre outros.

Na mesa “Saúde, meios de comunicação e gênero”, Cyntia de Paula (Casa do Brasil de Lisboa) vai apresentar o tema “Grupo acolhida – uma experiência de entreajuda no processo de integração de imigrantes em Portugal”.

Na mesa “Línguas em contato”,  Rosane Werkhausen (Universidade Técnica de Munique) vai abordar o tema “O contato linguístico entre português e vestfaliano no Sul do Brasil”.

Vão apresentar trabalhos na sessão de pôsteres: Britta Mönch-Pingel (“Projeto Girabrasil: guia intercultural do Brasil na Alemanha”); Cristiane Hora Salesiani Kunert (“O aconselhamento gestáltico para a integração de estrangeiros e imigrantes na Alemanha); a escritora Jamile do Carmo (“Literatura e processos migratórios: uma experiência sobre intersecções de caráter educacional”) e Raquel Motta (“A influência da identidade da mãe numa criança bilíngue num contexto multicultural”).

LEIA MAIS:

Sobre o seminário: https://sites.google.com/site/seminariobrasileuropa2016/home

Programação completa: https://sites.google.com/site/seminariobrasileuropa2016/informacoes-em-portugues/programacao

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário