Jornais murais são tombados como patrimônio histórico de São João del-Rei


Agência de Notícias

0

Jornal mural O Progresso (foto: Júlia Ribeiro/VAN).

Agora, é oficial. Os famosos jornais murais são patrimônio histórico imaterial de São João del-Rei. O projeto de lei foi aprovado em segundo turno nesta terça-feira (10) pela Câmara Municipal.

A autora do projeto de lei, Lívia Guimarães, disse ter ficado feliz com o resultado, pois além de vereadora é também jornalista. Segundo ela, muitas vezes as mídias alternativas acabam não ganhando reconhecimento. E completou: “patrimônio não é só prédio, não é só imóvel; é uma coisa mais ampla”.

Durante a votação, o vereador Professor Leonardo, que havia votado no primeiro turno a favor do tombamento dos jornais murais, absteve-se desta vez, alegando não ser função da Câmara Municipal tombar um patrimônio. 

Em junho de 2017, a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, Ruth do Nascimento Viegas, havia solicitado ao prefeito Nivaldo Andrade a retirada imediata dos jornais de parede do Centro Histórico de São João del-Rei, principalmente os da sede da Prefeitura de São João del-Rei.  

Fonte: VAN-Vertentes Agência de Notícias

A íntegra da reportagem está disponível em http://www.vanufsj.jor.br/jornais-murais-sao-tombados-como-patrimonio-historico-imaterial-de-sao-joao-del-rei/

LINK RELACIONADO: 

-Conselho de Preservação do Patrimônio pede retirada imediata dos jornais murais do Centro Histórico de SJDR- https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/conselho-de-preservacao-do-patrimonio-pede-e34retirada-imediatae34-dos-jornais-murais-do-centro-historico-de-sjdr/2206

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário