Emater-MG e Trilha dos Inconfidentes, juntas pelo turismo rural


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoA culinária mineira presente nas mesas e no paladar de tantas gentes começa a ganhar ainda mais destaque (foto Casal Gastrô)

Um acordo de cooperação técnica foi firmado em setembro entre a Emater-MG e a Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes para ampliar as ações de desenvolvimento do turismo nos municípios da microrregião das Vertentes com sede em São João del-Rei. Um dos objetivos é orientar os pequenos agricultores na regularização e na habilitação de atividades das agroindústrias familiares e de serviços de turismo rural. A Emater-MG irá oferecer aos produtores a oportunidade de diversificar a sua atividade.

O acordo vai aliar conhecimento da Emater-MG aplicado no campo com a experiência da Trilha dos Inconfidentes em turismo, diz Marcus Vinicius Januário, gestor do Circuito Turístico. “Vamos mostrar ao turista toda a nossa potencialidade rural, principalmente gastronômica, além das experiências memoráveis que ele pode ter, de ver como é uma colheita, como são feitos os produtos.” O turismo rural na região, muito afetado pela pandemia, ainda pode ser melhor explorado, potencializando uma nova oportunidade de renda para os produtores, reforça Otávio Maia, diretor- presidente da Emater-MG.

Em Resende Costa, o acordo vai fortalecer o trabalho com o turismo e o artesanato, acredita Elisabeth Almeida Duarte, extensionista de bem estar social da Emater-MG. Apesar de estar apenas quatro meses no município, ela já percebeu o imenso potencial turístico de Resende Costa em termos territoriais, de propriedades, do próprio relevo e da história. Ela destaca, em particular, as peculiaridades da gastronomia local: “Acho que ainda dá para trabalhar muito a questão dos temperos, o resgate dos sabores, dos prazeres do prato.”

Elisabeth enfatiza o papel da parceria do setor público com a sociedade civil, reforçada por esse acordo de cooperação técnica. Vai permitir aprofundar o levantamento das potencialidades locais e regionais, ressaltar o que já existe e melhorar o que for necessário. “É juntar as mãos e os olhares para perceber os talentos, as possibilidades, os prazeres que Resende Costa oferece. Há muita coisa pronta para se aproveitar, mas há muito a ser feito.”

 

Feira

Por meio do projeto “Experiências do Brasil Rural”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Universidade Federal Fluminense (UFF), foi criado um formulário para os produtores interessados em trabalhar o turismo rural, conta Marcus Januário. “A partir daí, entendemos que o número era grande e o potencial maior ainda, pois a diversidade e a qualidade de nossa produção rural são diferenciadas.”

A parceria com a Emater-MG permitiu ainda a realização de pequena mostra de produtos rurais na nova sede da Trilha (Estação Chagas Dória, em São João del-Rei), acrescenta Marcus. “A proposta é que esta feira se torne um evento regional com produtores e produtos dos 26 municípios associados e que possa ser realizada uma vez por mês.”

Já os passeios, “experiências memoráveis”, nas palavras de Marcus Januário, são realizados por agências de receptivos da região, que montam pacotes “para que o turista  possa aproveitar ao máximo todos os produtos, o modo de fazer, participar  de colheitas e, também, conhecer as histórias da região e do produtor”. Atualmente, a comercialização é feita pela agência Uai Trip, com sede em Tiradentes.

Para dar mais visibilidade aos produtos, a Trilha está melhorando suas mídias sociais, “com foco no turismo rural, dando mais visibilidade para os produtos, além de estar em fase final o APP do Circuito”, informa Marcus Januário. “Outra proposta é fazer a ligação dos restaurantes com os produtores locais para que possa haver produtos da região no cardápio de restaurantes e hotéis, valorizando-se ainda mais nossa gastronomia e nossos produtores”, conclui.

 

Queijo

Resende Costa faz parte da Rota do Queijo Terroir Vertentes, criada com a participação da Emater-MG, segundo Marcus Januário. “Se não fosse a parceria com a Emater nesse projeto da Rota do Queijo, a gente não teria conseguido avançar nessa questão do turismo rural.”

A região que abrange o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes começou a ser povoada no século 18, por causa da mineração.  Atualmente, ela atrai os turistas por sua arquitetura histórica, seus eventos culturais, cachoeiras, artesanato e gastronomia.

Além de Resende Costa, a Trilha dos Inconfidentes abrange os seguintes municípios: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário