Felit 2018 valoriza literatura, arte, educação e gastronomia literária em São João del-Rei

A 12ª edição do evento, entre 26 e 30 de setembro, vai homenagear o escritor mineiro Luiz Rufatto


Cultura

José Venâncio de Resende 0

Oficina de Teatro de Sombras para alunos de Pedagogia do UNIPTAN, preparativa ao Felit.

Livro e comida, uma combinação atrativa. É o que prometem oferecer a 12ª edição do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (FELIT) e o 8° Circuito Gastronômico, a partir desta quarta-feira (26) até o dia 30. O Felit vai apresentar uma série de atividades literárias, como mesas redondas, oficinas, apresentações, exposições temáticas e feira de livros, voltadas para todas as idades.

Já a programação gastronômica do Felit reúne restaurantes e bares de São João del-Rei, que oferecem pratos inspirados na vida e na obra do escritor homenageado, o mineiro de Cataguases Luiz Rufatto. O escritor também vai inspirar artistas locais na 3ª edição do projeto “Banheiros Temáticos”.

A produção e a realização do Felit estão a cargo da Via Comunicação e Quarteto Filmes, com curadoria do jornalista são-joanense José Eduardo Gonçalves.

O Felit, concebido em 2007 para valorizar a literatura, os livros e a leitura como fator de melhoria da qualidade de vida das pessoas, este ano vai homenagear um autor reconhecido nacional e internacionalmente. “Rufatto é um dos autores contemporâneos mais importantes do Brasil. Sua obra trouxe para o primeiro plano personagens pouco valorizados pela literatura brasileira, como o trabalhador urbano, o operário que trabalha nas fábricas. Ao valorizá-los, o autor trouxe um jorro novo de criatividade para a literatura e abriu perspectiva nova para as histórias e desafios vivenciados por essas pessoas, com uma narrativa e linguagem muito avançada e contemporânea”, ressalta Gonçalves.

O escritor também é um exemplo de como a leitura e os livros mudam a vida das pessoas. “Filho de pipoqueiro e de lavadeira, ele chegou a escritor bastante preparado e que tem um trabalho muito coerente desde o início da sua produção literária”, acrescenta Gonçalves.

Outros autores

O Felit 2018 também vai trazer outros autores que têm obras pautadas pela resistência e superação. Entre eles está a mineira Conceição Evaristo, que vai fechar o evento. “Negra e de origem simples, ela nasceu na favela, foi empregada doméstica, estudou, formou-se, tornou-se professora e doutora. Sua literatura de resistência da voz negra é fundamental e necessária nos dias de hoje”, conta Gonçalves.

Outro palestrante que tem uma bela história para contar é o coordenador de Bibliotecas do Paraná (PR), Rogério Pereira. Segundo Gonçalves, o contato com os livros também transformou a vida dele, que é filho de empregada doméstica com trabalhador rural e trabalha com a literatura e com a oferta da leitura para a população do seu Estado.

Um dos organizadores do Felit 2018, o jornalista Lúcio Teixeira destaca a parceria com o Sesc em Minas, que vai ampliar bastante o alcance do evento, permitindo inclusive o recebimento dos escritores Lucas Figueiredo, Maria Valéria Rezende, Lucas Pereira e Ana Elisa Ribeiro, entre outros.

Gastronomia literária

A exemplo da literatura, que encanta o leitor, a gastronomia também pode agradar paladares dos mais exigentes ao mais simples, ao contar histórias através de seus pratos, sabores e porções de ervas e temperos. Tudo combinado de forma equilibrada como o texto de um livro, que deve ser dosado com pitadas de emoção, suspense, drama, risos e ficção.

Como parte da programação, o Felit promove também, este ano, mais uma edição do Circuito Gastronômico, em sua oitava edição. Até o dia 30 de setembro, sete restaurantes parceiros vão apresentar um prato especial inspirado na obra de Luiz Ruffatto, informa Lúcio Teixeira. Desde o dia 15, todos tem programações literárias, para espalhar o clima de literatura na cidade.

Simultaneamente, a terceira edição do projeto “Banheiros Temáticos” apresenta instalações inspiradas na literatura do escritor homenageado. O primeiro lugar vai receber uma hospedagem em uma pousada de Carrancas (MG), com direito a acompanhante.

Educação

Um dos objetivos do Felit é incentivar o hábito da leitura entre os estudantes da cidade. Nesse sentido, o festival firmou parceria com a Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e as escolas particulares de São João del-Rei, assim como a Secretaria de Educação de Tiradentes, para que os professores, em sala de aula, trabalhassem, ao longo do ano, a literatura infantil brasileira a partir da obra de Ionit Zilbermam, que ilustrou o livro infantil “A verdadeira história do Sapo Luiz”, do autor homenageado desta edição do Felit, Luiz Ruffato.

Segundo Lúcio Teixeira, mais de 5.000 alunos de São João del Rei e outros 600 da vizinha Tiradentes, da educação infantil ao ensino fundamental, desenvolvem trabalhos artísticos e manuais para uma grande apresentação no teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores e para a exposição “O mundo mágico da literatura brasileira”, aberta à visitação durante o festival no Centro Cultural da UFSJ, em São João del-Rei, e no Salão da Cultura, no Largo das Forras, em Tiradentes.

Na programação oficial, um dos pontos altos do evento será o lançamento do livro Foto&Grafias, obra produzida por 27 jovens autores da Oficina de Formação de Jovens Autores, viabilizada pelo Sesc este ano, que o Felit desenvolve em São João del-Rei desde 2008. O evento, com sessão de autógrafos, será na Sociedade de Concertos Sinfônicos.

A programação também inclui exposições, sessões de curtas e animações com temas literários. “Essa grande festa vai culminar com o show das cantoras Lucinha Branca, Cláudia Alves e Sônia Gargiulo, com acompanhamento de Nadilson Assunção, no Centro Cultural Feminino, no sábado, 29, a partir das 22 horas. Todos os eventos são gratuitos, resguardada a capacidade do auditório”, frisa Teixeira.

Programação em: http://www.felit.com.br/xii-felit/

Fonte: Assessoria de Imprensa do Felit

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário