Flagrante de irresponsabilidade no centro de Resende Costa


Foto e situação do mês

André Eustáquio0

fotoAglomeração no centro de Resende Costa na noite da última sexta-feira, 25 de setembro (foto: redes sociais/ facebook)

Uma foto tirada na noite da última sexta-feira, 25 de setembro, na rua Gonçalves Pinto, centro de Resende Costa, foi compartilhada por inúmeras pessoas no Facebook e causou indignação, sobretudo em quem está tentando levar a sério as medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus na cidade. Ao observar a imagem, a impressão primeira que se tem é que trata-se de um evento de pré-carnaval, ou um esquenta para alguma festa - movimento corriqueiro na Gonçalves Pinto, onde tradicionalmente realizam-se as AGLOMERAÇÕES na cidade - devido a tantos jovens AGLOMERADOS num único local.

Mas, não se trata de um esquenta, tampouco de algum evento especial de pré-carnaval. A imagem flagrou dezenas de jovens reunidos, desrespeitando o distanciamento social e não usando máscaras. Atitude irresponsável, uma vez que ainda estamos em plena pandemia! 

Após quase seis meses de comércio fechado, empresários e comerciantes sofrendo com a impossibilidade de poderem trabalhar, Resende Costa, nas últimas semanas, vem flexibilizando com mais intensidade o isolamento social, permitindo a reabertura quase total do comércio, incluindo bares, restaurantes e academias. O processo vem seguindo protocolos do programa Minas Consciente, elaborado pelo governo do estado para orientar os municípios a reabrirem a economia de forma paulatina e segura. Resende Costa encontra-se na Onda Amarela do programa. 

A flexibilização do isolamento social não significa, porém, que a pandemia acabou e que por isso podemos afrouxar os cuidados. Pelo contrário. Os protocolos que o comércio, de forma geral, está tendo que seguir reforçam que ainda é necessário muito cuidado, pois o novo coronavírus está mais ativo do que nunca, causando mortes, dores e sofrimentos a milhares de famílias no mundo inteiro. A Europa já está vivendo a segunda onda da pandemia, com aumento diário de novos casos e óbitos, especialmente na França, Espanha e no Reino Unido. A Itália ainda mantém a situação sob controle. Sabem por que? Para o professor Massimo Andreoni, especialista em infecções no hospital Tor Vergata, em Roma, a reabertura lenta e o respeito às regras são alguns dos fatores que explicam a estabilidade da doença entre os italianos.

A imagem de jovens aglomerados na rua Gonçalves Pinto, na noite da sexta-feira, 25, revela que em Resende Costa está faltando respeito e disciplina a muitas pessoas frente a uma doença grave que pode levar à morte e ao sofrimento tanto crianças quanto jovens, adultos e, sobretudo, idosos.

A cidade conta somente com um hospital (que não possui UTI, ressalta-se!). Imaginem que se dessas atitudes irresponsáveis (festas, aglomerações, indisciplina, afronta etc.) surja um surto de Covid-19 na cidade, com casos graves necessitando de hospitalização e, nos mais extremos, precisando de cuidados em UTI? Para onde nossa população irá? Os centros hospitalares de São João del-Rei estão quase saturados, conforme divulgou há alguns dias a Santa Casa de Misericórdia.

A população de Resende Costa, especialmente os jovens, precisam acordar e se conscientizar antes que seja tarde demais. A reabertura do comércio, especialmente os bares, foi uma conquista importante graças aos esforços de profissionais da saúde do nosso município, bem como das pessoas que estão atentas, preocupadas e seguem disciplinadamente o distanciamento social e as regras sanitárias, como o uso correto da máscara. Atitudes como a registrada no centro de Resende Costa podem fazer o município retroceder e toda a população sair perdendo.

O momento da pandemia ainda inspira muito cuidado e requer disciplina de TODOS, sem exceções. Sejamos conscientes! Aproveitemos com segurança e disciplina a reabertura que nos foi ofertada através de muito trabalho e esforço, sobretudo dos profissionais da saúde do nosso município. Sendo cidadãos responsáveis e cautelosos podemos seguir a vida com a nova normalidade e ao mesmo tempo assegurando a pandemia sob controle em nossa cidade e na região. Afinal, não queremos que Resende Costa seja destaque de reportagens sobre surtos de casos e de óbitos do novo coronavírus.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário