Lendas de São João del-Rei estão mais vivas do que nunca

A forma de apresentar as lendas da cidade histórica foi reinventada, com encenação teatral, peças artesanais e livro infanto-juvenil.


Cultura

José Venâncio de Resende 0

fotoA Bisbilhoteira (fotos: Geraldo Magela e Viva Fotos)

As lendas da histórica e tradicional cidade de São João del-Rei não apenas nunca morrem como vão se reinventando ao longo do tempo em novas formas de produtos.

O produto mais antigo das lendas é o livro “Contam que…”, do jornalista e escritor Lincoln de Souza, cuja primeira edição acredita-se que tenha sido impressa em 1932. Uma edição artesanal do livro - que reúne 12 contos que envolvem Deus, santos, demônio, defuntos e pessoas vivas e passam em casarões, igrejas e cemitério são-joanenses – está sendo vendida pela loja A Colonial, já que as cinco edições anteriores estão esgotadas.

No livro, o autor faz um apanhado de lendas que recolheu em conversa com antigos habitantes da histórica cidade. Entre os personagens das lendas do livro “Contam que…”, estão Tia Tude, Dona Virgínia Cabral, Padre Ernesto, Padre Antônio, Bento, Julieta, Jacinta, Coronel Rogério, Coronel Carlota e Alfredo.

Coleção artesanal

Outro produto é a coleção artesanal da Associação Fibra Real, que reúne panô (espécie de painel), kit lendas, boneca articulada e serigrafia. A Associação resolveu retratar quatro lendas – A bisbilhoteira, A mula sem cabeça, O defunto que o diabo levou e A criança desaparecida -, conta Rosimar Americano, artesã e responsável pela comunicação da entidade.

O panô é produzido na técnica de patchwork, que utiliza tecidos e monta uma paisagem que conta a lenda. Os desenhos são feitos em tecidos e os bonecos movimentam-se de acordo com o desenrolar da história. Os mais requisitados são os paineis da Mula sem cabeça e da Criança desaparecida.

O kit lendas é uma sacola personalizada que contém um caderno (que retrata uma lenda), o panô com os bonequinhos e uma boneca articulada. Mas cada pessoa que passar pela loja da Associação pode compor o seu próprio kit.

A boneca articulada (ou 3 em 1) transforma-se de acordo com a personagem citada no desenrolar da história. O contador da lenda vira a boneca e mostra o lado que representa outra personagem.

Por fim, a serigrafia é um retrato dos principais pontos turísticos onde passa a maioria das lendas. Está presente em sacola, bolsa, mochila, estojo de costura, capa de caderno, bloco, agenda e outros produtos.

Livro infanto-juvenil

O livro de Lincoln de Souza inspirou a criação do Espetáculo Lendas São Joanenses, formado por atores, condutores turísticos e apoiadores. Desde 2007, uma vez por mês, o espetáculo noturno acontece pelas ruas do centro histórico de São João del-Rei. Este é o cenário onde se misturam a contação das histórias com a encenação das lendas locais. O objetivo da interpretação teatral dos casos é o de despertar moradores e visitantes para o resgate das lendas e mostrar a importância histórica e cultural de São João del-Rei.

Quando decidiu lançar o projeto infanto-juvenil inspirado no espetáculo cultural noturno, o grupo Lendas São Joanenses convidou a autora de literatura infanto-juvenil Márcia Paschoallin, que já tem vários livros publicados sobre as cidades históricas de Minas Gerais.

O projeto foi financiado pelo processo de crowdfunding, ou financiamento coletivo, que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo em geral através pessoas físicas interessadas na iniciativa. Por meio da aquisição antecipada de exemplares, 188 pessoas apoiaram o projeto, resultando no valor de R$ 19.750 (acima da meta de R$ 18 mil).

Assim, foi possível editar o livro “Lendas São Joanenses... Um Presente do Passado”, que tem projeto gráfico de Knorr-Quattro Design e ilustrações de João Pedro Rodrigues.

LINKS RELACIONADOS:

- Lendas São Joanenses... um presente do passado - https://www.catarse.me-livrolendas e https://www.facebook.com/lendassj/

- Grupo Fibra Real - https://www.facebook.com/fibrareal/ e https://www.fibrareal.com.br/

ONDE COMPRAR:

- Livro “Contam que… Lendas da histórica e tradicional cidade mineira de S. João del-Rei: A Colegial Multi-loja – Avenida Presidente Tancredo Neves, 29 – Centro São João del-Rei – MG

- Coleção artesanal: Associação Fibra Real – R. Getúlio Vargas, 27 - Centro, São João Del Rei – MG

- Livro “Lendas São Joanenses… Um presente do passado” - R. Padre José Maria Xavier - Centro, São João Del Rei - MG

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário