Memória do músico barbacenense Flausino Valle: duas notícias positivas contra uma negativa


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoViolino de Flausino Valle, reformado (foto: Rodrigo Medrano).

As voltas que a memória do genial músico Flausino Valle dá. O busto de bronze do violinista barbacenense - autor de 26 prelúdios para violino solo, que retratam a imitação de sons ambientes como uma porteira de fazenda, passarinhos, carro de boi e viola caipira - foi roubado recentemente no Largo do Sol em Belo Horizonte. O busto era uma homenagem do povo belo-horizontino ao músico, que viveu entre o final do século XIX (1894) e meados do século XX (1954).

Em compensação, o violino que pertenceu a Flausino Valle acaba de ser reformado em São Paulo, por iniciativa do violinista e professor Leonardo Feichas - o maior especialista na obra do músico na atualidade – que ganhou da família a responsabilidade pela guarda do instrumento musical.

Esse violino não é executado em público desde 1954, ano da morte de Flausino Valle, revela Leonardo. “Ser o intérprete que toca no violino de Flausino Valle, além de uma responsabilidade e honra, é um grande estímulo à criatividade do meu processo de criação. Boa parte dos Prelúdios que estudo foram compostos com esse violino.

Leonardo planeja fazer a estreia do violino reformado no III Encontro de Cordas Flausino Valle: performance e ensino coletivo, que será realizado, entre os dias 20 e 28 de Julho, na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Duas notícias positivas contra uma negativa. Em linguagem futebolítisca, 2x1 para a arte.

LINK RELACIONADO:

Obra de violinista que imita sons ambientes mineiros é mais conhecida fora do Brasil - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/obra-de-violinista-que-imita-sons-ambientes-mineiros-e-mais-conhecida-fora-do-brasil/2535

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário