Mudanças na coleta municipal de lixo e material reciclável


Especiais

José Venâncio de Resende0

foto

A coleta, tanto de lixo quanto de material reciclável, passou por algumas mudanças de 2023 para cá. A população resende-costense deve ficar atenta porque, na virada do ano, houve alteração nos dias da coleta seletiva.

No caso da coleta normal de lixo, no ano passado, passaram a funcionar dois caminhões compactadores – antes era apenas um. “Com isso, conseguimos aumentar os dias de coleta e atender mais locais”, explica o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Alexssander Pinto Lourdes.

As duas coletas acontecem sempre a partir das 7h e os caminhões seguem rotas diferentes. O caminhão da coleta seletiva é de carroceria (caçamba) normal; já os caminhões de lixo são do tipo veículo utilizado para coletar e compactar, tendo ainda um espaço de armazenagem.

Na coleta seletiva, os resíduos são separados em categorias, como papel, plástico, vidro e metal. Esse material é reciclado para reduzir o impacto ambiental. Já a coleta normal abrange lixo orgânico (restos de comida) e de banheiro, entre outros.    

Outra novidade foi a aquisição de uma prensa hidráulica para o material reciclável, através do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS). Essa conquista permitiu agilizar e melhorar o serviço, concluiu o secretário.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário