Na República Tcheca, a mais nova comunidade de imigrantes voltados ao português como língua de herança

A iniciativa liderada pela brasileira Michele Fernanda já reúne cerca de 70 pessoas, de 10 a 12 famílias.


Cultura

José Venâncio de Resende0

Festa junina em Praga, República Tcheca (fotos: arquivo pessoal Michele Fernanda e Rosa da Fonseca).

“Saudade Português como Língua de Herança na República Tcheca”, em Praga, é a mais nova comunidade de imigrantes (mães e pais) na Europa, interessados na manutenção da língua portuguesa e da cultura lusófona aos filhos nascidos fora do país, define a paulista Michele Fernanda Z. Pechlof, idealizadora da iniciativa. Já são 70 membros, que correspondem a cerca de 10 a 20 famílias.

A comunidade abriga grupos de interesse (projetos) como “Lá vem a história!” e “Grupo de mães”, diz Michele. O projeto “Lá vem História!”, conhecido “Clubinho de Leitura em Praga”, contempla atividades mensais na capital da República Tcheca. “O grupo reúne-se todo mês para se divertir, com contação de histórias, cantigas, parlendas e poemas em português”, relata Michele que já foi contadora de histórias infantis no Museu de História do Missouri (Estados Unidos). “Nosso primeiro encontro foi em janeiro deste ano.”

Os encontros acontecem na biblioteca municipal, diz Michele. “Essa iniciativa começou logo após eu ter um filho e me dar conta de que ele vai crescer num ambiente multicultural. A única exposição da língua portuguesa que ele vivenciará será através do nosso cotidiano em casa.”

Em menos de um ano, o grupo já realizou 14 encontros com muita poesia, leitura e parlendas na língua portuguesa. Além disso, foram realizados celebração de Carnaval, confraternização das famílias para celebrar o Dia das Mães e piquenique para comemorar o Dia do PLH, conta Michele. “Inclusive, a primeira Festa Junina das crianças em Praga com direito a bolo de milho, pipoca e quadrilha.”

Quanto ao “Grupo de mães”, essas famílias participam de encontros que o grupo organiza, diz Michele. “O objetivo é celebrar e cultivar a língua portuguesa num ambiente multicultural.”

Este grupo realizou por volta de 17 encontros, “inclusive encontros noturnos sem os filhos (Mamães na Night). O maior objetivo do grupo é celebrar a língua portuguesa num contexto multicultural independente de seu país de origem”, acrescenta Michele que é formada em Letras, com mestrado em Educação, e viveu 12 anos nos Estados Unidos.

Doação de livros

No momento, Michele está à procura de doadores de livros em português. “A biblioteca, que dispõe do espaço para os encontros, está nos presenteando com a possibilidade de criar um acervo em língua portuguesa.”

A ideia é que “todos os falantes de português como língua de herança em Praga (e região) – como qualquer outra criança tcheca - possam ter a oportunidade de retirar livros na biblioteca local, promovendo assim o amor à leitura e à sua língua de herança”, explica.

Entre as atividades do segundo semestre, o grupo pretende organizar, em Outubro, um evento de celebração do dia das crianças no Instituto Camões, em Praga, em parceria com a associação “Literarte”, do Rio de Janeiro.

LINKS RELACIONADOS:

Saudade Português como Língua de Herança - https://m.facebook.com/saudadePLHCZ/

Grupo Lá vem a história! - http://saudadeplh.wixsite.com/saudadeplh

Famílias de imigrantes brasileiras realizam festas juninas em vários países da Europa - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/familias-de-imigrantes-brasileiras-realizam-festas-juninas-em-varios-paises-da-europa-/2492

III SEPOLH na Suíça une inovação e experiência em interculturalidade e plurilinguismo - https://www.jornaldaslajes.com.br/aconteceu/iii-sepolh-na-suica-une-inovacao-e-experiencia-em-interculturalidade-e-multilinguismo/253

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário