O poeta e escritor resende-costense Evaldo Balbino lança seu mais recente livro de poesia infantil

“Lições de Cigarra” é leitura para crianças e adultos


Cultura

Da redação0

foto

O premiado escritor resende-costense Evaldo Balbino acaba de lançar seu mais novo livro e já recebeu os aplausos da crítica. Lições de cigarra, publicado pela editora Helvetia Éditions, foi ganhador de Menção Honrosa no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) 2019, na categoria Literatura Infantil – Prêmio Stella Leonardos. A obra apresenta poemas extremamente musicais/poéticos, que vêm acompanhados por singelas e sensíveis aquarelas da artista Liss Thane. “O livro parte do símbolo da cigarra como o ser do canto. Seus poemas apresentam linguagem lúdica e temáticas direcionadas para o público infantil e infantojuvenil, uma vez que o público pré-adolescente também pode se interessar pelos textos e aceder a eles”, explica o autor.

Não apenas o canto (poesia) é tema da obra. A morte, a vida e o amor (a cigarra canta para atrair o parceiro e multiplicar a vida) comparecem nos 30 poemas do livro. E tudo isso girando em torno da infância e do seu mundo. Sendo assim, a ciranda da vida vivida e cantada comparece nos versos dados ao leitor: a poesia, o poetar/cantar, os objetos, os sentimentos e estados dos seres (tais como a alegria e a solidão), os brinquedos da infância, os bichos personificados pelo olhar poético, o período da alfabetização em que olhares curiosos e atentos da infância acessam as primeiras letras e o mundo por elas representado.

“Essas são, entre outras, as experiências esteticamente apresentadas na obra. A memória e as brincadeiras infantis atravessam todo o livro, apresentando um mundo todo permeado por uma fantasia lúcida: a que faz a criança viver sonhando e vendo o mundo, aceitando-o e desejando mudá-lo no que ele tem de triste e desnecessário”, analisa Evaldo. Os versos de Lições de cigarra são de recriação da vida, das experiências (boas ou más) vividas pelas crianças e tocadas pela poesia.

 

Leitura também para os adultos

“Do mesmo modo o público adulto pode se deliciar com os textos e neles buscar construções estéticas e com eles se deliciar, pois, como afirma Cecília Meireles no seu clássico ensaio Problemas da literatura infantil: ‘Um livro de literatura infantil é, antes de mais nada, uma obra literária’, diz o poeta. A escritora de literatura infantil Moba Nepe Zinid, autora de texto de apresentação registrado na orelha do livro, assim se manifesta sobre a obra: “Ouça bem o que vou lhe falar: este livro é diferente porque tem uma trilha no sumário. Isso mesmo! Para você ir seguindo devagar cada página e… encontrar uma capa de livro lá dentro dele! Nossa! Que livro diferente! Sim. Muito diferente, porque o seu autor é um escritor-cigarra. Ele nos traz poemas que são uma forma de (en)canto. E por nos encantar, ele nos leva a um jardim onde dançam letras. Ensina-nos muitas lições: uma delas mostra o M antes do P e do B.

Você, educador(a), que agora lê as minhas letras encontradas no céu onde a lua é de prata, mas também de nata – lembrando que nata é um (de)leite para nossos olhos e para saborearmos –, deve aproveitar-se dessas muitas lições e levar um pouco de poesia para a sua sala, para a sua casa, para o seu mundo, para o nosso universo onde retratos se (de)formam e mães choram suas perdas, pois há muitas lições nas partidas…

Cada um que ler este livro vai encontrar nele a bola esquecida, um barco à deriva, um caule, um vento, um sopro, um esconde-esconde de palavras que levam à minhoca mais charmosa que alguém já pôde ver: a Siloca! Tem crenças, tem simpatias e muitas ladainhas. Entre nesse carrossel de palavras e divirta-se!”

Cada criança, cada jovem, cada adulto pode apreciar esse trabalho e, a partir dele, pode alcançar mais gente, plantando o amor pela leitura no coração de nossas crianças.

Lições de Cigarra é o primeiro livro infantil e o 9º da produção do escritor resende-costense e membro da Academia de Letras de São João del-Rei, Evaldo Balbino. O livro está à venda no site da editora Helvetia Éditions, na Europa e no Brasil, pelo link: https://helvetiaeditions.com/loja/licoes-de-cigarra/

Contatos através do e-mail: [email protected] e do Tel/WhatsApp: (31) 99699-2405.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário