Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos celebra tradicional Jubileu em setembro

A igreja do bairro são-joanense faz parte de livro sobre igrejas de Bom Jesus de Matosinhos no Brasil, da autora portuguesa Isabel Lago.


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoImagem do Bom Jesus de Matosinhos do século XVIII.

A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no tradicional bairro de mesmo nome em São João del-Rei, comemora o seu tradicional Jubileu no período de 05 a 15 de setembro, com a data maior no sábado (dia 14). A temática deste ano será a juventude cristã, de acordo com “Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit” do Papa Francisco aos jovens e ao povo de Deus.

A programação prevê encontro de bandas do Jubileu, coleta de alimentos não perecíveis para a Cooperativa dos Pobres da Paróquia e atividades religiosas (como novenas e missas diárias). No dia 14, haverá alvorada festiva, com repique de sinos e música; café compartilhado com o padroeiro; e missa acompanhada de procissão solene com a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. No dia 15, está prevista carreata do Bom Jesus.

Veja a programação completa em: https://issuu.com/santuariodematosinhos/docs/folder_sbjm_em_curvas?fbclid=IwAR2qZpronkWGyNyPvKrOQbZbNAX8oddcZSBJQjKdX_KiqQFtc3STc9B6cXk.

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos é uma das mais antigas da cidade de São João del-Rei, acontecendo desde o século XVIII (em 1774) quando da construção da primeira capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Em 1783, a festa recebeu do Papa Pio VI concessão jubilar, que significa perdão, libertação, benefícios espirituais.

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos era celebrada na segunda-feira que sucedia o domingo da solenidade de Pentecostes. Dessa forma, o Jubileu prosseguiu até 1924. Após a instalação da Paróquia, em 1960, o jubileu foi retomado e fixado no dia 14 de setembro, Festa Litúrgica de Exaltação da Santa Cruz.

A imagem

A imagem de Nosso Senhor Crucificado foi esculpida em cedro, no século XVIII na cidade portuguesa de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata o Cristo vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura.

Em 1774, a primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, recebeu a imagem como padroeiro, tornando-se então conhecida como a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Mais tarde, o pequeno povoado existente ao redor da capela ganhou o nome de bairro de Matosinhos em homenagem à imagem proveniente de Portugal.

Hoje, a imagem encontra-se no interior da igreja da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Todos os anos, no dia maior do Jubileu, é levada em procissão pelas ruas do bairro, para uma manifestação pública de fé e devoção.

Livro sobre igrejas no Brasil

A igreja do Bom Jesus de Matosinhos de São João del-Rei é uma das mais de 30 igrejas/altares do Bom Jesus de Matosinhos, identificados no Brasil pela escritora portuguesa Isabel Maria Lago Barbosa. Desse total, 25 igrejas fazem parte do livro “Uma Rota de Fé”, publicado em 2003 pela Câmara Municipal de Matosinhos, região metropolitana do Porto.

O livro tem como tema a devoção a Bom Jesus de Matosinhos no Brasil, especialmente em Minas Gerais e na Bahia, observa Isabel Lago, formada em Filosofia e História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Esta devoção é vocalizada pelo culto e em alguns casos pelo próprio nome da igreja. “A ideia que tínhamos era de que só havia Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo.”

O trabalho começou por volta do ano 2000, quando o professor de História Joel Cleto, então funcionário da Câmara Municipal, sugeriu a Isabel que escrevesse sobre igrejas de Bom Jesus no Brasil, para além de Congonhas. “Assim, passei três anos da minha vida a procurar igrejas pela internet. Eu tentava encontrar seminários, prefeituras, estabelecimentos comerciais que tinham e-mail.

Veja a íntegra da reportagem:

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/sao-joao-del-rei-em-livro-sobre-igrejas-de-bom-jesus-de-matosinhos-no-brasil-/2794

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário