Paula Chaves é a nova Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Resende Costa


Entrevistas

Vanuza Resende0

Paula Chaves, secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer (foto arquivo pessoal)

Desde 1° de março de 2022, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer está sob a gestão de Paula Chaves Teixeira Pinto, doutora em História e residente em Resende Costa, desde criança. “Apesar de ter nascido em São João del-Rei e a maior parte dos familiares residir em Coronel Xavier Chaves, sou residente em Resende Costa desde o meu primeiro ano de idade. Hoje, tenho 40 anos.”

A seleção para escolha do novo gestor da pasta aconteceu através de um processo seletivo composto de três etapas: seleção de currículo, entrevista e estágio na secretaria. Paula foi selecionada no dia 01 de fevereiro e acompanhou durante um mês a ex-secretária Silvanda Maria Resende nas atividades do órgão.

Em entrevista ao JL, a secretária de Educação falou sobre os projetos que pretende desenvolver na pasta, os desafios da volta às aulas presenciais e o planejamento de trabalho para os mais de mil alunos da rede municipal de educação.

 

Como você vem planejando seu trabalho como gestora da Secretaria Municipal de Educação? Neste primeiro momento, temos concretizado os projetos elaborados pela gestão de Silvanda Maria de Resende, ex-secretária da Educação. A ideia neste momento é a continuidade das propostas em andamento e, posteriormente, a implementação de novos projetos que estamos desenhando ainda. Neste sentido, no início do mês de março aconteceu a eleição para as diretorias das escolas municipais CMEI Aquarela, Conjurados Resende Costa e Paula Assis. Ainda, fizemos a entrega dos notebooks para os professores da rede municipal, implementando o PROMID, primeira etapa. A segunda etapa será a distribuição dos tablets para os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, projeto piloto, para uso em espaço escolar e em atividades pedagógicas. Vamos também iniciar os trabalhos pedagógicos com as mesas interativas em todas as escolas municipais e o uso das lousas interativas já instaladas nas escolas. Por fim, estamos organizando cursos de curta duração para formação continuada dos professores e pedagogos da rede.

 

Como tem sido a experiência de trabalhar em Resende Costa? Ainda é muito cedo para uma avaliação mais profunda do trabalho, afinal eu assumi há pouco mais de um mês. No entanto, gostaria de ressaltar que encontrei a rede municipal de ensino muito bem organizada, as escolas municipais muito bem geridas pelas diretoras e vice-diretoras, o corpo docente bem formado, a equipe pedagógica muito participativa e o pessoal do administrativo escolar bastante comprometido. Na prefeitura, a equipe da secretaria é muito boa, sempre atenta aos compromissos com a melhoria da qualidade do ensino municipal e o transporte tem se desdobrado com o aumento da demanda. Enfim, à primeira vista, a experiência tem sido muito positiva, com muitas pessoas envolvidas e compromissadas com a educação municipal, tentando, da melhor forma possível, atender as demandas do retorno presencial após dois anos de ensino remoto.

 

Atualmente, quantos alunos estudam nas escolas municipais? O corpo discente é formado por 1.196 estudantes distribuídos por todas as escolas municipais, urbanas e rurais. Na cidade, o total perfaz 815 estudantes, sendo 564 matriculados na Escola Municipal Conjurados Resende Costa e 251 no CMEI Aquarela. Já na zona rural, são 310 estudantes na Escola Municipal Paula Assis, no Ribeirão, 26 na Escola Municipal Professora Rosa Soares Penido, no Curralinho dos Paulas, 12 na Escola Municipal Carlos Pinto, no povoado dos Pintos, 17 na Escola Municipal José Augusto de Resende, no Cajuru, e 16 na Escola Municipal Marcos de Oliveira Braga, no distrito de Jacarandira.

 

Neste ano, aconteceu pela primeira vez a eleição para diretoras das escolas municipais. Como você avalia essa modalidade para a escolha das diretorias escolares? Eu concordo com a eleição para diretoras das escolas municipais. Acredito que a democratização da escolha, por meio da participação da comunidade envolvida com a escola, dá mais legitimidade e autonomia para a gestão escolar. Como foi a primeira, avalio que foi muito boa. As candidatas passaram pelo ritual da escolha democrática, percorrendo todas as etapas previstas no edital de eleição: a inscrição das chapas, o exame seletivo, que foi no formato de entrevista e a apresentação do plano de trabalho para 4 anos, a campanha e a eleição. Ao final, pudemos observar o alto índice de aprovação das candidatas pela comunidade escolar: todas elas obtiveram acima de 90% de aceitação.

 

Em sua avaliação, quais serão os principais desafios que virão pela frente? Para os próximos anos, eu acredito que nosso maior desafio será reparar o déficit pedagógico do ensino remoto. Entre outras perdas impostas pela pandemia, as necessidades de isolamento e de suspensão das aulas presenciais impactaram fortemente no processo de ensino-aprendizado das crianças e adolescentes. A rotina da educação imposta pela pandemia de Covid-19 (o ensino remoto) escancarou as desigualdades e as dificuldades de acesso a outros meios e formas de ensino. Esse não é um fenômeno isolado do município, trata-se de um acontecimento em nível de América Latina, segundo as pesquisas e dados a que tive acesso. Nesses termos, acredito que a retomada do ensino presencial ainda no estágio de pandemia, bem como a organização da educação no pós-pandemia, exigirão novos comportamentos que implicam em novas formas de ensinar e aprender. Assim, à frente da Secretaria Municipal de Educação, não posso me esquecer desse desafio. Acredito que para os próximos semestres este será meu maior desafio.

 

Como as escolas se prepararam para a volta das aulas presenciais? As escolas estão bem organizadas para o retorno presencial. Temos observado todos os protocolos da vigilância sanitária. Em especial, destacamos o uso de máscaras no ambiente escolar e no transporte escolar, a disponibilidade de álcool na entrada das escolas e a limpeza do ambiente escolar. Já na parte pedagógica, a questão do déficit de aprendizado tem exigido maior atenção. Assim, implementamos o projeto do Reforço Escolar e as equipes pedagógicas de cada escola estão organizando as atividades conforme as necessidades detectadas. O projeto abrange o Ensino Fundamental e acontece em ambiente escolar fora do horário de aula.

 

Quais são seus projetos para os próximos semestres na secretaria? Existem três projetos sendo implementados que foram idealizados pela gestão da ex-secretária Silvanda: o PROMID, o Reforço Escolar e a inclusão do material didático para a Educação Infantil. Defendo que são investimentos públicos na área da Educação muito importantes para a qualidade do ensino municipal. Por isso, aguardamos resultados promissores. Se concretizado, o plano é a ampliação deles. Novos projetos estão sendo desenhados na secretaria; entre eles, posso mencionar a oferta de cursos de formação continuada para os docentes e pedagogos da rede pública municipal, a reforma da nova sede da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer e a construção de uma quadra escolar no terreno anexo da nova sede da secretaria.

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