Popular “Forno na Praça” de São Tiago reabre ao público sob nova gestão

Desde fevereiro, a Assabiscoito é a responsável pela gestão do receptivo turístico do município


Economia

José Venâncio de Resende0

fotoEspaço do forno, em São Tiago (fonte: Jornal de Lavras).

O espaço do forno – receptivo turístico de São Tiago – será reaberto ao público nesta sexta-feira, 22, marcando a nova fase inaugurada em fevereiro quando a Assabiscoito se tornou responsável pela gestão do popular “forno na praça”. O município localiza-se na microrregião dos Campos das Vertentes com sede em São João del-Rei.

A reinauguração do espaço marca, assim, um novo momento de expectativas por parte dos novos gestores. Desde fevereiro que a instituição vem se reestruturando para organizar a gestão do receptivo, diz o presidente da Assabiscoito, Rondon Assis.

Uma comissão de cinco filiados da Associação ficará diretamente responsável pelo espaço. São eles: Eduardo Parreiras; Ronaldo Lara; Narayana Andrade; Ivan Palumbo e Alexandre Chaves.

O objetivo da Assabiscoito é capitalizar o espaço para que se consiga manter de portas abertas. Assim, além do receptivo, a ideia é ter a cafeteria de apoio. “Vamos acender o forno, assar os biscoitos, o pão de queijo... O grupo está empolgado com a possibilidade, mas vamos manter os pés no chão para que o forno se mantenha em atividade constante”, comentou Assis.

Eduardo Parreiras, integrante da comissão, está de acordo: “queremos levar os produtos da nossa terra para o forno: um fubá, o mel, até mesmo o café que será servido queremos que seja de São Tiago. Acreditamos que o objetivo é mostrar ‘a cara’ do nosso município. E é o que o turista quer ver quando visita uma localidade, conhecer e provar os produtos locais”.

“O espaço é primordialmente para o são-tiaguense, mas queremos também que ele seja uma referência para o turista; que seja, de fato, atrativo e que as pessoas procurem por ele”, reforça o presidente da Associação. Uma das estratégias pensadas pelo grupo para levar os são-tiaguenses para o forno é convidar as pessoas ligadas à agroindústria e ao artesanato para exporem seus produtos e disponibilizar o forno para as quitandeiras do município.

“A ACIST (Associação Comercial e Industrial de São Tiago), que é muito ligada ao público da cidade, nós já levamos para lá. O forno é para isso, para a divulgação da cidade, dos nossos produtos”, acrescentou Assis.

A mudança de gestão

Em assembleia realizada em outubro de 2018, o Fórum Cultural e de Empreendimentos de São Tiago (FOCEST), então responsável pela gestão do forno, decidiu não mais gerir as atividades do receptivo. De acordo com os responsáveis pelo Focest, a gestão do espaço não atendia às determinações do estatuto.

Entretanto, a instituição decidiu continuar promovendo a gestão do Centro Artístico Cultural e manter as parcerias para a realização de eventos culturais, como a Festa do Café com Biscoito, já que o Fórum é o proponente.

Assim, ficou definido durante a assembleia que o Focest autorizava a Prefeitura a realizar os trâmites legais para eleger uma nova instituição que gerisse o receptivo. Dentro do que determina a Lei 13.019/14, a Administração publicou edital para selecionar a nova instituição. Candidata única, a Assabiscoito se tornou a responsável pela tarefa. No dia 1º de fevereiro, foi assinado o contrato de parceria com a Prefeitura para a gestão do forno.

Festa do café com biscoito

São Tiago é famoso em Minas pela produção de biscoitos caseiros, o que deu origem à “Festa do Café com Biscoito” na praça da Matriz. A festa acontece no segundo final de semana de Setembro, reunindo grandes fabricantes e artesãos do biscoito do município.

A primeira festa foi realizada em 1999, portanto este ano completam-se 20 anos. A cada ano o evento vem conquistando mais visitantes de várias partes do Estado e mesmo do País.

O projeto “Café com Biscoito” teve papel fundamental na expansão sócio-econômica do município, além de dar maior projeção a São Tiago e alavancar novos projetos. Em 2011, a cidade de São Tiago recebeu o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pela sua forma única de produzir os biscoitos, que, tradicionalmente, são assados no forno a lenha.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Tiago

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário