Primeira cerimônia de graduação do projeto social de Jiu-Jitsu marca evolução de jovens em Resende Costa


Esporte

Vanuza Resende0

Otávio e os alunos, agora faixas cinza, do projeto social de Jiu-jitsu realizado na Arnova (foto divulgação)

No dia 30 de julho, o Centro Comunitário (Arnova) em Resende Costa foi palco da primeira cerimônia de graduação do projeto social de Jiu-Jitsu, marcando a evolução das crianças e adolescentes resende-costenses que trocaram de faixa e receberam novos graus, simbolizando um avanço na arte marcial na cidade. O evento contou com a presença dos pais, autoridades locais e do mestre Ronald Bauer, de São João del-Rei, que supervisiona o projeto e conduziu a graduação junto com seu aluno Otávio Ribeiro.

O projeto social Bauer Team teve início em 2021 na cidade, sob a liderança de Otávio Ribeiro, atleta e professor de Jiu-Jitsu com mais de 12 anos de experiência. Otávio, faixa preta e campeão em várias competições, como o Campeonato Brasileiro e o Abu Dhabi Grand Slam, destaca que o objetivo do projeto não é só formar campeões nas artes marciais, mas também cidadãos conscientes e preparados para a vida.

Desde o começo, o projeto focou em transmitir aos alunos os valores fundamentais do Jiu-Jitsu, como respeito, disciplina e perseverança. “Durante a cerimônia de graduação, tivemos momentos de muita emoção e de grandes significados. Afinal, a cerimônia marca o progresso e a evolução de cada atleta. Na fase posterior à graduação, cada aluno enfrentou seus desafios, limites e aprimorou suas habilidades técnicas. Ao todo, 13 alunos se graduaram na faixa cinza”, conta Otávio.

O atleta, que carrega o nome de Resende Costa em várias competições, destaca os benefícios do projeto. “Além dos benefícios físicos, como o desenvolvimento motor, o Jiu-Jitsu promove o crescimento pessoal ao ensinar autocontrole, dedicação e trabalho em equipe. Atualmente, o projeto atende mais de 20 crianças, com idades variadas, distribuídas em dois horários de treino às terças-feiras”.

Embora o projeto receba apoio do CRAS e do Expedicionários, que ajudaram na aquisição de kimonos, ainda há carência de suporte para sua manutenção e expansão. Otávio Ribeiro reforça a importância do esporte na educação e espera que mais apoio seja direcionado a iniciativas como essa. “Há planos de levar alguns desses jovens para competições, proporcionando uma oportunidade de testar suas habilidades em um ambiente competitivo. No entanto, para expandir o projeto, há necessidade de mais recursos, como tatames adicionais, para que mais crianças possam participar”, acrescenta Otávio.

Interessados em conhecer o projeto ou participar dele podem visitar o Centro Comunitário (Arnova) às terças-feiras, das 18h às 20h. O projeto também pode ser acompanhado pelo Instagram @Otavio.bk, sendo que as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 9 9974-0394.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário