Professor da UFSJ tem capítulo no novo livro “Revoltas Escravas no Brasil”


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoMarcos Andrade, estudioso da Revolta de Carrancas (foto: UFSJ).

A Revolta dos escravos de Carrancas, investigada pelo lagoense Marcos Ferreira de Andrade, historiador e professor da UFSJ, é um dos capítulos do livro/coletânea Revoltas Escravas no Brasil, pela Editora Companhia das Letras, que já está disponível em pré-venda. A publicação, organizada pelos historiadores e professores João José Reis (UFBA) e Flávio dos Santos Gomes (UFRJ), reúne catorze ensaios sobre as lutas da resistência escrava no Brasil, que analisam as maiores insurreições contra o regime escravocrata e investigam suas causas, seus protagonistas e suas consequências.

Os ensaios, que abordam os principais levantes e conspirações que solaparam o regime escravagista, procuram compreender as origens e anseios dos heroicos personagens que arriscaram a vida para resistir à opressão. São autores dos ensaios: Eduardo Spiller Pena, Flávio dos Santos Gomes, Iacy Maia Mata, Isadora Moura Mota, João José Reis, Luiz Geraldo Silva, Lara de Melo dos Santos, Luiz Felipe de Alencastro, Marcos Ferreira de Andrade, Maria Helena P. T. Machado, Mário Maestri, Paulo Roberto Staudt Moreira, Ricardo Pirola, Ricardo Tadeu Caires Silva, Thiara Bernardo Dutra e Yuko Miki.

Segundo a apresentação do livro, os ensaios comprovam que, em 1888, a libertação dos escravizados não ocorreu sem lutas e derramamento de sangue, ao contrário do que a mitologia histórica ajudou a propagar, ou seja, vitória da causa abolicionista, materializada por uma lei imperial. “Embora a história dos quilombos já possua bibliografia ampla e bem estabelecida, as revoltas e conspirações nas senzalas, modalidade mais aguda e violenta da resistência negra, têm sido menos estudadas e compreendidas. Até a abolição, milhares de cativos e cativas se irmanaram para protestar e, na maior parte dos casos, resistir violentamente contra a tirania escravista.”

O livro será lançado, oficialmente, no dia 17 de setembro.

De acordo com o site da própria editora, o livro Revoltas Escravas no Brasil, embora na pré-venda, já está na lista dos mais vendidos do grupo. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário