Professora de música da UFSJ participa do IV Encontro de Cordas Flausino Valle

O evento é uma homenagem ao violinista barbacenense Flausino Valle, cujas músicas imitam sons ambientes mineiros.


Cultura

José Venâncio de Resende0

Departamento de Música da UFSJ.

A professora de violino Sofia Leandro, do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é um dos participantes do IV Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV), evento dedicado a temas de ensino-aprendizagem de cordas friccionadas, e da II Conferência do ECFV que acontecem, simultaneamente, no período de 05 a 12 de setembro, em modo online.

Sofia Leandro é graduada em música, com mestrado em ensino de música, pela Universidade de Aveiro (Portugal). Foi professora de violino, classes de conjunto e musicalização em escolas do ensino artístico do norte de Portugal e atuou no Serviço Educativo da Casa da Música do Porto. Atualmente, é professora de violino na UFSJ e coordenadora do projeto de extensão Pequenos Grandes Violinistas, dedicado ao ensino coletivo de violino de crianças dos 3 aos 12 anos. Desde 2019, faz doutorado em Performance Musical na UFMG, desenvolvendo o projeto em Duo Sofia Leandro e Bruno Santos, violino e percussão.

Cerca de 744 alunos e 22 universidades (16 federais, 4 estaduas e 2 estrangeiras) já confirmaram presença. O evento é uma homenagem ao violinista barbacenense Flausino Valle (1894-1954), sendo coordenado pelo professor Leonardo Feichas (Universidade Federaldo Acre e doutorando em Artes Musicais pelas Universidades Nova de Lisboa e Unicamp) e pelas professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz (Universidade Federal do Ceará).

LINKS RELACIONADOS: 

Professores e programação - https://encontroflausino.wixsite.com/flausinovalle/programa%C3%A7%C3%A3o

IV Encontro de Cordas Flausino Valle será online - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/iv-encontro-de-cordas-flausino-valle-sera-online/3137

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário