Rádio Inconfidentes FM elege nova diretoria


Cultura

Vanuza Resende0

fotoDa esquerda para direita, Domingos Sávio, 2°Tesoureiro; Camilo Vale, vice-diretor comunitário; Cláudio Luis, presidente; Amadeu Coelho, secretário; Eustáquio Peluzi, tesoureiro e André Eustáquio, diretor comunitário (Foto Cássio Almeida)

Na noite do dia 14 de março último, os sócios da Associação Comunitária de Radiodifusão para o Desenvolvimento Artístico, Educacional e Cultural do município de Resende Costa (ACRADATEC-RC) se reuniram na sede da Rádio Inconfidentes FM para elegerem a nova diretoria da emissora comunitária da cidade. A divulgação do edital foi realizada durante a programação da rádio. As inscrições das chapas estava prevista para até o dia 10 de março. Apenas uma chapa se inscreveu e foi eleita por aclamação.

A nova diretoria da Inconfidentes tem como membros velhos conhecidos. Cláudio Luís Resende assume o 3° mandato como presidente.  Afonso Camilo Magalhães é o vice-presidente. A tesouraria ficou com Eustáquio Peluzi Chaves e Domingos Sávio Pinto. Para o secretariado, Adenor Amadeu Resende Coelho e Érica Deliane de Andrade e, fechando a chapa, André Eustáquio Melo de Oliveira ocupa o cargo de diretor comunitário, juntamente com Camilo Sousa Vale.

Prestes a completar 14 anos no ar (no próximo dia 2 de junho), a Inconfidentes é destaque entre as rádio comunitárias da região. A boa gestão tem feito a diferença para as conquistas alcançadas ao longo desses anos. O presidente da associação, que fez questão de agradecer aos associados pela confiança depositada na chapa eleita, cita algumas das conquistas dos últimos mandatos. “Nesse tempo que estivemos na coordenação da rádio, podemos mencionar muitos avanços, principalmente em relação à compra de novos equipamentos e utensílios, mudança de endereço, mudança de antena, enfim temos que sempre nos preocupar em estar melhorando sempre.”

Uma das formas que se têm para medir a audiência da emissora é passeando pelas ruas e ouvindo os rádios sintonizados na rádio local; os telefonemas dos ouvintes também contribuem para medirmos o alacance da programação. No entanto, nos últimos meses, um aplicativo online oferece estatísticas das rádios mais ouvidas pela internet, e no segmento rádios comunitárias na região das Vertentes, a Inconfidentes liderou quase todos os meses.  André Eustáquio comemora o fato: “Primeiramente, para nós é uma alegria ver a nossa rádio alcançando o topo da audiência das rádios comunitárias da região das Vertentes. Vejo isso como reflexo e resultado alcançado de um longo trabalho que vem sendo realizado desde que assumimos a diretoria da Inconfidentes.”

Para o diretor de programação, a equipe de locutores da emissora vem sendo fundamental para as conquistas. “Contamos com uma equipe de locutores e funcionários que realmente veste a camisa da Inconfidentes. Isso faz a diferença. Pessoas que gostam da rádio e realizam seu ofício com prazer. Organização, trabalho, talento e competência alçaram a Rádio Inconfidentes ao topo do sucesso.”

Apesar das conquistas, o atual cenário para as rádios não é o mais otimista. Várias rádios de expressão, líderes de audiência e mães de grandes locutores, fecharam as portas depois de vários anos no ar. Se nem mesmo rádios comerciais conseguem permanecer no ar, as comunitárias enfretam desafios diários ainda maiores.  Cláudio Luís, cita alguns deles: “Temos que melhorar a estrutura organizacional e a programação, otimizar custos, pois a receita com o apoio cultural é deficitária. Administrar gestão de pessoas e processos, e isso numa cidade pequena, é ainda mais difícil, construir e ampliar a nossa sede, capacitar e aperfeiçoar nossa equipe de locutores, entre outros.”

Apesar das dificuldades mencionadas pelo presidente, a Inconfidentes caminha bem e Cláudio cita o relevante papel da emissora no município de Resende Costa. “Sou um grande incentivador da rádio, pois entendo que uma emissora comunitária é um importante veículo de transformação da sociedade, levando entretenimento, conhecimento, cultura e saber a todos os segmentos sociais. Essa característica permite-me assegurar que a rádio é do povo de Resende Costa, sendo instrumento educador e reformador, atuando na formação do caráter do cidadão resende-costense, além de oferecer lazer e divertimento, proporcionando momentos de desconcentração e também de capacitação. A verdade é que a Rádio Inconfidentes FM já faz parte da vida social da nossa cidade e não podemos mais viver sem ela.”

Questionado sobre a quantidade de rádios que seguem apenas o ritmo mais vendido no mercado, no momento o sertanejo universitário, André fala sobre os critérios adotados pela Inconfidentes. “Muitas vezes, para obtermos um padrão de qualidade, devemos remar contra a maré – ainda que enfrentemos críticas vorazes. Quando assumimos a direção da rádio Inconfidentes, a programação era majoritariamente sertaneja. Enquanto diretor comunitário (diretor de programação), a primeira medida que tomei, com o apoio dos demais membros da diretoria, foi abrir a programação para todos os estilos musicais. É o que deve acontecer em uma rádio que pretende alcançar os diversos públicos. O gosto musical é subjetivo, cada um tem o seu.”

Em junho de 2016, a Inconfidentes criou um programa voltado a apresentações de talentos musicais, intitulado “Novos Sons”. O objetivo principal foi dar vez e voz aos talentosos cantores, duplas e grupos musicais da cidade e região - missão de uma rádio comunitária. “Uma emissora de rádio, sobretudo comunitária, a meu ver, deve contemplar os mais diversos gostos, porém, sempre primando pela qualidade e buscando uma identidade. Acredito também que devemos sempre abrir espaço em nossa programação para novos talentos que estão surgindo e que não encontram espaço nas grandes emissoras”, completa André Eustáquio.

Resende Costa abrage uma extensa área territorial, sobretudo rural. E por razões técnicas e jurídicas a emissora não pode atingir todas as localidades do município. Cláudio explica a situação. “A radiodifusão é um espaço público e limitado, cedido através de concessões para que sejam prestados serviços à população. As rádios comunitárias foram instituídas e regulamentadas pela Lei nº. 9.612/98 e têm como finalidade a difusão cultural, a integração comunitária, a prestação de serviços de utilidade pública, a capacitação profissional da população e a garantia ao direito de liberdade de expressão. Podem valer-se de apoio cultural para manutenção de seus serviços.”

Os objetivos de uma rádio comunitária são bem diferentes de uma emissora comercial, portanto quando se questiona a transferência da rádio comunitária para comercial é praticamente impossível. “Os trâmites legais nos impedem, além do que, os instrumentos para adquirirmos uma rádio comercial são diferentes e envolvem aspectos relacionados às questões de tamanho da cidade, população etc. As despesas de manutenção e operação são maiores e necessitam de maiores receitas, o que para a nossa realidade ainda não vejo como custear uma rádio comercial, visto que já passamos dificuldades para arrecadarmos nosso apoio cultural”, afirma Cláudio. Para alcançar um público maior, a emissora conta a internet. “Estamos remodelando o nosso site e brevemente teremos esse meio de transmissão mais apropriado aos nossos ouvintes”, completa o presidente da associação.

Enquanto emissora comunitária, André destaca a importância da prestação de serviços necessários à população. “Além de cultura e entretenimento, é função da rádio comunitária, enquanto influente veículo de comunicação, informar o cidadão, fornecendo-o subsídios para que ele forme opinião crítica.” Durante 2016, a rádio contratou mais uma funcionária e está consolidando o jornalismo, principalmente local. “Uma das nossas preocupações é consolidar a cada dia a nossa programação jornalística. Precisamos sempre estar atentos ao que está acontecendo em nossa cidade e na região. E, mais importante, mantermos sempre a liberdade editorial, que é condição para que alcancemos credibilidade jornalística. Estamos realizando um excelente trabalho neste sentido. Não é à toa que estamos no topo da audiência regional entre as rádios comunitárias e, especialmente, gozamos da admiração e do precioso apoio dos ouvintes de Resende Costa”, analisa o diretor de programação em seu terceiro mandato.

 Até o dia 15 de março de 2021, a equipe eleita terá muito trabalho pela frente. “Temos um projeto ousado que faz tempo que estamos empenhados e que ainda não saiu definitivamente do papel, que é a construção e ampliação da nossa sede própria. Estamos firmemente empenhados nisso e acredito que iniciaremos as obras ainda neste ano. Esse é o nosso principal objetivo e o maior desafio.Talvez, razão maior que me impulsionou a novamente aceitar o desafio de continuar na direção da rádio”, afirma Cláudio Luís. O presidente deixa um recado a toda população. “Por fim, gostaria de dizer ao povo de nossa cidade que pode esperar muito empenho, dedicação e coragem para enfrentarmos os desafios que uma associação atravessa na busca de seus objetivos, especialmente, esta associação que busca mostrar ao povo aquilo que ele tem de melhor, por meio de sua programação diária. Gostaríamos de dividir esta tarefa com toda a comunidade, pois a rádio é de todos e precisamos fazer dela um instrumento consolidado de mudanças, mostrando ao mundo nossa cultura, nossa arte e nossa história.”

Além da estrutura física, André conclui falando sobre os novos projetos da diretoria para a Rádio Inconfidentes. “O projeto maior é dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo realizado, buscando corrigir os erros e implantar novas ideias. É um projeto nosso tornar consolidado o jornalismo na Rádio Inconfidentes, com isso, aproximando cada vez mais a emissora da sociedade. Queremos ser um canal fluente entre o cidadão e a cidade. Essa diretoria tem o compromisso de lutar incondicionalmente pelo desenvolvimento da rádio, aprimorando cada vez mais a nossa programação.”

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário