Resende Costa participa da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas


Cultura

José Venâncio de Resende0

Mirante da Laje (foto: André Eustáquio).

Uma série de quatro vídeos marca a presença de Resende Costa, este ano, na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais entre os dias 28 e 30 de setembro. O primeiro deles, com o tema “As Lajes: lugar onde memórias renascem”, foi apresentado por Ulisses Passareli, instrutor em cultura e patrimônio do circuito turístico Trilha dos Inconfidentes.  

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, criada em 2009 e promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), acontece em anos ímpares. Em 2021, as atividades (cerca de 1.300 ações de promoção e difusão do patrimônio cultural) são realizadas em 752 municípios mineiros. Em Resende Costa, a oitava edição tem o apoio da prefeitura municipal por meio da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura (SETAC).

Na origem do nome do município, “a laje permanece como uma referência perene a esta cidade, como elemento referencial, como símbolo para a comunidade e para os visitantes”, diz Passareli. É um lugar onde as pessoas podem ver o nascer e o pôr do sol, as crianças brincam, os idosos e as famílias passam seu tempo. A interação com este lugar “é uma sensação de pertencimento, referência, identidade”, que “é a base estruturante do processo de preservação do patrimônio”. A preservação deste conjunto paisagístico-natural requer os “esforços conjugados” do poder público e da comunidade, esta “a grande guardiã desse espaço, a grande zeladora dessa referência perene da cidade”, conclui.

Prêmio 

A 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. Este ano, mais de 50% dos eventos são realizados de forma virtual.

O sucesso alcançado pelas edições anteriores foi tal que resultou na conquista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2010, como a melhor ação de divulgação do patrimônio cultural no país. O prêmio, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um reconhecimento às ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural brasileiro.

MAIS VÍDEOS: 

Adriano Valério, IRIS https://www.facebook.com/prefeiturarc/videos/996457904232686

Edésio Lara, Amirco: https://www.facebook.com/prefeiturarc/videos/1465206873845334

Secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio: https://www.facebook.com/prefeiturarc/videos/918101359125112 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário