Resende-costense assume presidência da Academia de Letras de SJDR

Evaldo Balbino foi eleito por unamimidade durante assembleia da Academia realizada na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos


Cultura

Da redação0

fotoEvaldo Balbino e Ana Cintra presidirão a Academia de Letras de São João del-Rei a partir de fevereiro de 2022 (foto Lyziane Brito)

O professor, pesquisador e escritor Evaldo Balbino, 45 anos, foi eleito, em 28 de novembro último, presidente da Academia de Letras de São João del-Rei para um mandato de dois anos, tendo como vice-presidente Ana Maria de Oliveira Cintra. Ao todo, 31 acadêmicos efetivos votaram e elegeram, por unanimidade, a nova mesa diretora.

Devido às medidas de segurança em tempos de pandemia, a assembleia da ALSJDR não aconteceu em sua sede localizada no Largo de São Francisco, centro histórico de São João del-Rei. A reunião aconteceu às 10h de domingo na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos, situada no Largo do Carmo, também na parte histórica da cidade.

Membro da Academia de Letras de São João del-Rei desde 26 de novembro de 2017, Evaldo ocupa a cadeira n° 1, que pertenceu ao professor José Alberto Ferreira, atualmente no Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei.

Primeiro resende-costense a ocupar a presidência da Academia de Letras de São João del-Rei, Evaldo pretende, “juntamente com a Diretoria e com todos os confrades, contribuir com os desígnios culturais e sociais de uma academia de letras”. Ele buscará “dar ênfase em questões culturais, dentro e fora da Academia”, de maneira a cumprir o papel institucional “de cultivo da memória e, ao mesmo tempo, de propulsão da cultura no aqui e agora. E que isso seja feito não somente entre os pares acadêmicos, mas que também chegue a outras pessoas, a outras instituições, como escolas, bairros, comunidades, associações, conselhos culturais etc.”.

Uma das propostas de Evaldo é a instituição do “Prêmio Nacional de Literatura Academia de Letras de São João del-Rei”, com a premiação de textos avulsos ou de livros integrais, com base em leis de incentivo à cultura ou investimento privado. Entre suas ações, pretende promover atividades culturais, as publicações institucionais e as relações com outras entidades, com a comunidade e com a mídia.

 

Currículo

Evaldo Balbino é licenciado em Letras, mestre em Literatura Brasileira, doutor em Literatura Comparada pela UFMG, onde é professor e pesquisador. Fez Pós-doutorado em Estudos Literários na USP em 2017. É autor dos livros: Moinho (1ª ed. em 2006, 2ª ed. em 2021 – poesias); Móbiles de areia (2012 – crônicas); Filhos da pedra (2012 – poesias); Amores oblíquos (2013 – contos); Os fios de Ícaro (2015 – romance); Apesar das coisas ásperas (2016 – crônicas); Fantasma de Joana d’Arc (2017 – poesias); Inscrição no deserto (2020 – poesias) e Lições de cigarra (2021 – poesia infantojuvenil).

Já recebeu 26 distinções literárias, com destaque para o 3º lugar em poesia no Concurso Edital Estímulo às Artes, em 2005 (Associação Pró-Cultura Palácio das Artes/Suplemento Literário de Minas Gerais); Troféu MG Cultura em 2013 (Jornal MG Turismo); Prêmio Nacional Academia de Letras da Bahia, em 2012; 3º lugar em romance no 1º Prêmio Saraiva de Literatura, em 2014 (editora Saraiva); Prêmio Humberto de Campos, em 2014 (UBE-RJ; Menção Honrosa no Prêmio Stella Leonardos, em 2019 (UBE-RJ); Finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura, em 2020; e Menção Honrosa no 5º Festival de Poesia de Lisboa, em 2020.

Evaldo publica mensalmente crônicas no Jornal das Lajes e no jornal literário Linguagem Viva. Participa de 21 antologias pelo Brasil e de uma em francês.

 

Posse

A Academia de Letras de São João del-Rei entrou em recesso de fim de ano e voltará às suas atividades em fevereiro de 2022, quando acontecerá a posse da nova mesa diretora da instituição.

 

Lançamento do livro comemorativo aos 50 anos

Em 2021, a ALSJDR completou 50 anos (1971–2021). Para comemorar essa data histórica, a instituição lançou, durante a reunião do dia 28 de novembro, um livro de 344 páginas que traz artigos, crônicas, poesias e outros gêneros de textos de autoria dos acadêmicos efetivos e correspondentes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário